Folhinha do Sagrado Coração de Jesus 2018

folhinha_270617A tradicional Folhinha do Sagrado Coração, edição 2018, já  está à venda. “Esta Folhinha, ‘batizada’ com o nome ‘Sagrado Coração de Jesus’, foi e continua sendo uma medição significativa para conduzir as pessoas ao mistério amoroso do Coração de Jesus mediante o anúncio da Palavra de Deus e tantas outras mensagens de otimismo a milhares de lares, escritórios e, hoje, também presente nas novas mídias”, observa Frei o Ministro Provincial, Frei Fidêncio Vanboemmel.

O editor Frei Edrian Josué Pasini celebra com alegria esta edição. “Desde 1940, temos a Folhinha presente em mais de 600 mil lares brasileiros, levando-lhes a cada dia uma mensagem otimista e cativando toda a família”, diz o frade, adiantando que ela já poderá ser adquirida nas livrarias Vozes de todo o país e também online (vendas@vozes.com.br).

Segundo Frei Edrian, a Folhinha é editada também na versão para mesa, sendo ideal para o ambiente de trabalho. “A Folhinha não é um apenas um simples calendário anual: reúne em suas páginas informações diárias sobre os mais diversos assuntos desde religião, vida de santos, educação, dicas de saúde e bem-estar, receitas culinárias, humor, curiosidades, mensagens, orações, liturgia diária, pensamentos bíblicos e de autores diversos”, explica o frade, que trabalha na Editora Vozes desde 1994.

Histórico

A Folhinha do Sagrado Coração de Jesus é publicada pela Editora Vozes desde 1940. É, portanto, a mais antiga publicação nessa área no Brasil. Jorge Conrado Deister, funcionário da editora na época, foi o primeiro redator da Folhinha.

Ela é composta de uma estampa do Sagrado Coração de Jesus e de um bloco com calendário anual, que é encaixado na parte inferior da estampa. Traz na estampa a inscrição: “Coração de Jesus abençoai este lar”. O bloco traz 768 páginas que se convencionou denominá-las de “pagelas” que são destacáveis dia após dia.

Uma das primeiras propagandas da Folhinha saiu no periódico publicado pela própria editora, “A Voz de Santo Antônio”, de abril de 1939. Num dos trechos dizia-se que se “tomou por programa de atuação a difusão do culto do Sagrado Coração de Jesus tão tradicional no Brasil católico desde os tempos do Pe. José de Anchieta”. Provavelmente, o nome da Folhinha teve origem nessa devoção.

Em 1959, a Editora Vozes adquiriu a impressora rotativa Pavema, de fabricação alemã, para imprimir especialmente a Folhinha.

Em 1940, sua tiragem era de 31 mil exemplares. Em novembro de 1963 ultrapassou 1 milhão de exemplares (da edição da Folhinha de 1964). Em 1982 chegou a exatos 1.260.705 exemplares. Hoje, sua tiragem aproxima-se a 600 mil exemplares.

Nesse tempo em que foi publicada, sofreu mudanças em seu nome: de 1940 a 1959: Folhinha do Sagrado Coração de Jesus; de 1960 a 1975: Almanaque do Sagrado Coração de Jesus; de 1976 a 1978: Informativo Popular Coração de Jesus; de 1979 até os dias de hoje: retornou ao nome original: Folhinha do Sagrado Coração de Jesus. Em 1996, a Folhinha começou a apresentar-se também na versão (modelo) para mesa.

A Folhinha pode ser adquirida pelo telefone da Vozes (24) 2233-9042 ou 2233-9029, pelo e-mail vendas@vozes.com.br.