Bate, Coração Verde!

Frei Gustavo Medella

Festa Franciscana, ordenação de Frei Alexandre Verardi lota matriz de Xaxim no sábado de Carnaval

 Xaxim (SC) – Dando continuidade à sequência de ordenações presbiterais na Província da Imaculada, neste sábado, dia 18 de fevereiro, foi a vez de Frei Alexandre Verardi assumir em definitivo o ministério de sacerdote. A cerimônia, presidida pelo Bispo de Chapecó, SC, Dom Manoel João Francisco, lotou a Igreja Matriz de São Luís Gonzaga, em Xaxim, pequena cidade catarinense conhecida como o “Coração Verde do Oeste”.

A alegria e o contentamento dos conterrâneos, confrades e amigos do neo-sacerdote transpareciam no canto entoado  nos seguidos momentos de aplausos como, por exemplo, na hora em que Frei Alexandre, logo depois de ter as mãos ungidas e amarradas pelo bispo, deu sua primeira bênção de presbítero a seus pais, Iselda e Alves Verardi. Outro momento marcante foi a vestição, quando o jovem frade, auxiliado por Frei Jorge Maoski (pároco em Bauru, SP), Frei Alex Ciarnoscki (pároco em Xaxim, SC) e Frei Alexandre Magno (guardião de Frei Alexandre em Curitiba), vestiu os paramentos próprios do presbítero e recebeu nova salva de palmas. A entrada da Palavra de Deus, conduzida por um grupo de crianças vestidas de anjos também emocionou a assembleia.

Após a ladainha, quando Frei Alexandre, prostrado, pedia a proteção de todos os santos, no momento da imposição das mãos pelo bispo e pelos padres, um silêncio orante tomou conta de toda a igreja. A impressão era de que todos estavam concentrados, em prece a Deus, pedindo pela vida e missão do ordenando.

Na homilia, Dom Manoel exortou o neo-sacerdote a ser testemunha e anunciador do amor de Deus. “Frei Alexandre, o Senhor te envia para anunciar a Boa Notícia. E que Boa Notícia é esta? A Boa Notícia do Amor e do Perdão de Deus”, recordou. “O Amor de Deus é tão grande e contínuo que acaba se tornando normal e, por isso, acaba esquecido pelos seres humanos. A missão do padre, então, é sempre lembrar que Deus nos ama”, explicou o bispo, que também apresentou a melhor forma de anúncio do amor divino: “Anunciar o amor de Deus não é uma ação teórica, mas uma ação da experiência e do testemunho”.

Além do Ministro Provincial, Frei Fidêncio Vanboemmel, muitos outros frades estiveram presentes, dos mais diversos regionais da Província. Também vieram partilhar da alegria de Frei Alexandre paroquianos e amigos das diferentes comunidades onde ele atuou, em especial de Curitiba, PR, e São João de Meriti, RJ, na Baixada Fluminense.

Nos agradecimentos, Frei Alexandre, emocionado, louvou a Deus pelo dom da vida e da vocação, agradeceu à família, à Província Franciscana e à Igreja, que acabara de acolhê-lo na ordem dos presbíteros.

O lema escolhido por Frei Verardi foi “O Senhor me ungiu e enviou-me para dar a boa nova aos pobres e dar-lhes o óleo da Alegria”. Em entrevista ao site Franciscanos, o jovem frade definiu o que significa, para ele, o ministério presbiteral: “Sendo assim, o presbítero deve ser os espelho de Jesus para todos os fiéis, pois por suas mãos nos são dados o Corpo e Sangue de Jesus Cristo. Que Deus me ajude a ser sempre seu instrumento, seguindo o exemplo de nosso pai São Francisco de Assis”.

Frei Alexandre é o filho mais velho do casal Alves Verardi e Iselda Salete Verardi. Tem um irmão, que se chama Alcione Verardi. Atualmente ele comopõe a Fraternidade Franciscana Bom Jesus dos Perdões, que fica no Centro de Curitiba, capital paranaense, onde exerce os serviços de Vigário Paroquial, responsável pelo Serviço de Animação Vocacional e também cuidado o Serviço Franciscano de Solidariedade (Sefras).

Esta foi a terceira ordenação presbiteral seguida no mês de fevereiro. No dia 04 deste mês, em Bauru, Frei Alex César Rodrigues recebeu ordenação das mãos de Dom Caetanto Ferrari, em Bauru, SP. No dia 11, em Lages, SC, Frei Diego Atalino de Melo, foi ordenado pelo bispo daquela diocese, Dom Irineu Andreassa. No final de janeiro, no dia 28, quem recebeu a ordem do presbiterado foi Frei Alisson Luís Zanetti, foi ordenado em Sorocaba pelo bispo diocesano Dom Eduardo Benes da Sales Rodrigues. O próximo frade a ser ordenado será Frei Jeferson Palandi Broca, no dia 03 de março, em Guaratinguetá, SP, pelo Presidente da CNBB, Dom Raymundo Damasceno.

Frei Alexandre Verardi celebra sua primeira missa neste domingo, em sua comunidade natal, Rui Barbosa. A festa promete ser grande, no banquete eucarístico, razão de ser e finalidade do ministério sacerdotal e também na confraternização entre todos os presentes. Para a festa, senhor Alves, pai de Frei Verardi, já providenciou cinco cabeças de gado para o churrasco comemorativo.