Vida CristãFrei AlmirO Sabor da Palavra › 01/04/2017

O verdadeiro Profeta

Tempo da Quaresma

sabor_010417Jo 7,40-53

“Acaso vossa Lei condena alguém sem primeiro ouvi-lo e saber o que fez?” (Jo 7,51)

Neste sábado, a Igreja convida a assumir Jesus como o verdadeiro profeta, o Cristo, aquele que vem para abalar as bases das leis humanas. “Jamais um homem falou assim!” (Jo 7,46b), narra o evangelista São João.

Ao perceber a crença do povo em Jesus, a agressividade toma conta dos fariseus e dos chefes dos sacerdotes. “Este povo, que não conhece a Lei, são uns malditos”, diziam contrariados por não poderem condená-lo.

A Lei, quando bem praticada, serve para organizar e direcionar o povo por um bom caminho. Jesus tem plena consciência disso e suas atitudes sempre vêm a fim de dar pleno cumprimento da mesma. Por isso, Ele se torna motivo de contrariedade, pois a Lei que se segue deixara de ser a Lei de Deus para ser lei dos homens. Percebe-se isso por meio da fala de Nicodemos: “Acaso nossa Lei condena alguém sem primeiro ouvi-lo e saber o que fez?” (Jo 7,51).

Que os homens e mulheres de hoje, saibam acolher a Jesus e encontrem o sentido na verdadeira Lei. Aquela que não se baseia apenas em um conjunto de regras, mas sim em um modelo de vida, pautado no amor.

Reflexão feita pelos noviços