Vida CristãFrei AlmirO Sabor da Palavra › 03/04/2017

A mulher pecadora

Tempo da Quaresma

sabor_030417Jo 8, 1 -11

“Nem eu te condeno. Vai, e de agora em diante não peques mais” (Jo 8, 11)

Podemos perceber que no Evangelho de hoje, Jesus nos chama a nossa atenção para o ato de julgar os erros do próximo. Muitos condenavam a mulher e queriam aplicar a lei sobre seus erros, pois acreditavam que estavam fazendo justiça. Queriam uma resposta de Jesus, por isso insistiam na pergunta, mais eles mesmos já tinham a resposta.

Então Jesus se inclinou e começou a escrever no chão. O ato de Jesus se inclinar no chão foi para ficar mais próximo da acusada. Estando junto dela, pode enxergar uma mulher perdida e sem amor, que precisava ser acolhida como filha.

Jesus responde a todos dizendo: “Quem dentre vós estiver sem pecado, seja o primeiro a lhe atirar uma pedra.” (Jo 8,7) Quando ouviram as palavras do Mestre, saíram um após o outro, a começar pelos os mais velhos. E o Senhor Jesus faz a seguinte pergunta: “Alguém te condenou?” (Jo 8,10) E o Senhor fala para ela que Ele também não a condenava e fala que não peques mais e lhe oferece uma nova oportunidade.

Jesus revela a dimensão da misericórdia, que busca resgatar a pessoa em sua essência, libertando-a do poder do pecado e do julgamento humano que, no fundo, revela uma vingança e um desejo de destruir. Ao contrário de Jesus, que veio para resgatar e dar plena vida. Que possamos aprender do Mestre e buscarmos construir a vida em baseado no perdão e na misericórdia.

Reflexão feita pelos noviços