Vida CristãFrei AlmirO Sabor da Palavra › 24/04/2017

Novos em Cristo!

Tempo Pascal

24Jo 3, 1-8

“Quem nasce da carne é carne, quem nasce do Espírito é Espírito!” (Jo 3, 6)

No Evangelho de hoje, João narra a conhecida passagem em que Nicodemos, grande chefe judaico, vai até Jesus para ouvir seus ensinamentos. Entretanto, a resposta de Jesus parece desconcertá-lo. “Se alguém não nasce do alto, não pode ver o Reino de Deus” (Jo 3,3) e mais adiante: “Se alguém não nasce da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus” (Jo 3,5).

Todos nós nascemos da carne, somos ligados à realidade material, mas Deus nos chama para uma nova e grande família. É preciso reavivar em nós a chama do Espírito infundido em nossa alma através de nosso Batismo. Como Batizados não somos apenas filhos da carne, somos Filhos de Deus! Essa nova realidade trazida por Jesus deve impulsionar-nos a sermos guiados pelos ventos do Senhor que sopra sobre nossa vida.

Muitas vezes corremos o risco de sermos como Nicodemos. Acreditamos em Jesus e sua Palavra, mas não compreendemos o modo de atuação do Espírito. Devemos aprender com o Mestre a ouvir com o coração e a buscar aquilo que os olhos não veem. Entrar na lógica do Reino de Deus é sentir o vento do Espírito Santo soprar em nossa vida. Lembremo-nos, Ele sempre nos guia! Paz e Bem!

Reflexão feita pelos Noviços.