Vida CristãFrei AlmirO Sabor da Palavra › 02/06/2017

O amor é a resposta dada a Deus

Tempo Pascal

02Jo 21, 15-19

“[…] Segue-me” (Jo 21, 19)

O Evangelho deste dia narra uma das últimas manifestações de Jesus aos discípulos após sua ressurreição. Nela, Jesus questiona Pedro: “… tu me amas?”. Imediatamente, Pedro lhe responde: “Sim Senhor, tu sabes que eu te amo”. E Cristo complementa: “Apascenta os meus cordeiros”. Jesus questionou-o ainda outras duas vezes, obtendo a mesma resposta uma segunda vez, mas na terceira, já triste e talvez desconfiado que Jesus não estivesse acreditando nele, volta a afirmar dizendo: “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo”. E pela terceira vez, Cristo afirma: “Apascenta as minhas ovelhas”.

Por fim, Jesus afirma que o amor de Pedro por ele o levará a fazer coisas das quais ele não irá querer, mas por amor ao Amado deverá aceitar. E acrescenta: “Segue-me”.

Os três questionamentos a Pedro são, não só, uma reafirmação de sua fé após negá-la igualmente três vezes, mas uma conscientização de que o amor a Deus é realizado de forma concreta. A imediatez de Pedro ao responder nas primeiras duas vezes, assemelha-se muito a nós em nosso quotidiano, quando confessamos sermos cristãos perante a sociedade. Mais do que portadores de palavras sem expressão, esforcemo-nos hoje para sermos “pastores do rebanho”, portadores da Boa-Nova, discípulos do Amor.

Reflexão feita pelos noviços.