Vida CristãFrei AlmirO Sabor da Palavra › 07/06/2017

Viver segundo o espírito

Tempo Comum

07Mc 12, 18-27

“Jesus lhes disse: não estão vocês enganados, desconhecendo as escrituras e poder de Deus? porque quando ressuscitarem dos mortos, nem eles se casam, nem elas se dão em casamento, porque serão como anjos nos céus”. (Mc 12 24-25)

Os saduceus, ao perguntarem a Jesus sobre a ressurreição, podem nos levar a pensar que se trata de um gesto de humildade, mas não! Só queriam coloca-Lo à prova, isto é, segundo eles, não existia a ressurreição. O argumento de Jesus era bem mais amplo do que aquele contexto de ressurreição para os fariseus que acreditavam que a ressurreição fosse um prolongamento da vida presente, uma espécie de plenitude dos prazeres terrenos.

Assim Jesus Cristo fala da vida pós-morte, em que o corpo material será transformado em espírito, assim como anjos. Cristo, então, ensina que não haverá casamento nem reprodução porque já não viveremos segundo a carne, mais segundo o espírito. E viver segundo o espírito é não se contentar com as coisas que o mundo nos oferece a favor dos nossos caprichos, isto é depositar toda a nossa confiança em Jesus Cristo.

Reflexão feita pelos noviços