Vida CristãFrei AlmirO Sabor da Palavra › 17/06/2017

A integridade dos cristãos

Tempo Comum

17Mt 5,33-37

“Seja o vosso ‘sim’, sim, e o vosso ‘não’, não.”

Hoje, a Igreja convida os cristãos a serem íntegros, no sentido mais literal da palavra. “Seja o vosso ‘sim’, sim, e o vosso ‘não’, não.” (Mt 5,37a), disse Jesus a seus discípulos, sem abrir espaço para exceções.

O mundo atual facilita a formação de pessoas superficiais, obstinadas por uma ascensão pessoal, que aos poucos vão abnegando de seus valores morais, sem mesmo se darem conta disso. Essa falta de integridade é bastante triste, pois danifica o ser humano e seu sentido de presença no mundo. Jesus mais uma vez, vem, neste sentido, na contramão da sociedade. Ele chama a todos a serem coerentes com o projeto de Deus, que restaura o homem, pois ninguém além de Deus é capaz de modificar a vida humana. Isso é o que relata São Mateus: “… tu não tens o poder de tornar um só cabelo branco ou preto.” (Mt 5,36).

Que os homens e mulheres saibam acolher a mensagem que Deus transmite hoje, e a levem para as suas vidas, transformando cada uma de suas ações em uma resposta plena e íntegra ao projeto de Deus.

Reflexão feita pelos noviços