Vida CristãFrei AlmirO Sabor da Palavra › 02/07/2017

Condições para seguir Jesus

Solenidade de São Pedro e São Paulo

sabor_020717Mt 16, 13-19

Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo.”

No Evangelho de Mateus, Jesus pergunta aos discípulos: “Quem diz os homens ser o filho de Deus?” Eles relatam a Jesus que muitos dizem que é João Batista e outros dizem que é Elias. Jesus faz a mesma pergunta aos seus discípulos e Pedro confessa que Jesus é o Cristo, o Messias e Filho de Deus.

Hoje celebramos no mundo inteiro a Solenidade de São Pedro e São Paulo Apóstolos, colunas da Igreja de Cristo. Pedro era um pobre pescador de uma aldeia às margens do Mar da Galileia e Paulo o tecelão rico da cidade de Tarso. Pedro e Paulo apóstolos de Cristo tiveram a grande missão de conduzir a Igreja de Cristo pelo caminho da fé. Fé esta que vivenciaram diante de tantas perseguições, mas com coragem e perseverança e ensinaram que a fidelidade é a maior graça, dom do Pai Altíssimo. Hoje, a Igreja que somos nós, homens e mulheres, exige de nós a responsabilidade de viver e transmitir a fé vivida por Cristo e ensinada pelos apóstolos. É pela fé que vamos dia após dia edificando o Reino de Deus.

Pedro e Paulo são considerados pedras fundamentais da fé cristã da Igreja, fé que perpassa por séculos e que é guiada até hoje pelo sucessor de Pedro, o Santo Padre, o Papa Francisco. Rezemos pelo nosso pastor, que tem a missão de nos fortalecer em nossa caminhada enquanto povo escolhido por Deus.

Que sejamos inspirados ao celebrarmos a Solenidade de São Pedro e São Paulo para transmitir a fé de Jesus Cristo e sentirmos a presença do Senhor em nossa missão deixada pelos apóstolos, sendo presença viva de uma verdadeira Igreja em saída que vai ao encontro dos mais fragilizados, daqueles que estão excluídos em meio a sociedade.

Ser Igreja em saída é reconhecer a necessidade de acolher e abrir as portas de nossas comunidades para aqueles que têm sede e fome de Deus.

São Pedro e São Paulo, rogai por nós!

Reflexão feita pelos noviços.