Vida CristãFrei AlmirO Sabor da Palavra › 21/07/2017

A necessidade acima da lei

Tempo Comum

sabor_210717Mt 12,1-8

“Pois eu lhes digo: aqui está algo maior que o templo. Se vocês tivessem compreendido, saberiam seu significado: quero misericórdia e não o sacrifício”

Jesus veio ao mundo para salvar as almas da obscuridade e da dureza do coração nesta sua grande missão, que lhe foi confiada pelo Pai. A fé e a vida são inseparáveis na atividade de Jesus: então num certo dia passaram ao lado das espigas e os seus discípulos estavam com fome e começaram a arrancar e comer no dia do Sábado.

Os fariseus que, frequentemente utilizavam-se da lei para favorecer suas opiniões e julgamentos, questionam a este respeito e Jesus fala-lhes da vida fundamentada pela fé, na qual a lei deve gerar vida. Quando isto não acontece, significa que ninguém a vive, mesmo quem a interpreta e a lê. Jesus conhece o coração dos fariseus, por isso diz: “Quero a misericórdia e não sacrifício”, desta forma, compreendemos que para alcançarmos a salvação Deus não nos exige sacrifícios, mas pede nosso arrependimento e nosso desapego, afim de que estejamos livres para que Deus nos preencha de sua graça e amor.

Como os discípulos que foram livres sobre a lei, desta maneira Ele tinha algo maior que a lei, permitindo-os que colhessem e comessem das espigas no sábado. De fato, sabiam que o Senhor é o maior que o Sábado e assim com fé em Deus foram livres.

Reflexão feita pelos noviços.