Vida CristãFrei AlmirO Sabor da Palavra › 22/07/2017

Aparição a Maria Madalena

Tempo Comum

sabor_220717Jo 20, 1-2.11-18

Então Maria Madalena foi e anunciou aos discípulos: «Eu vi o Senhor.» E contou o que Jesus tinha dito.

Hoje, celebramos a memória de Santa Maria Madalena, a primeira a encontrar Jesus após a Ressurreição. Fiel seguidora, acompanhou seu sofrimento por todo o Calvário, estando ao seu lado, sofrendo com Ele.

Ela que, ao visitar o túmulo, cai em lágrimas ao encontrá-lo vazio e deparando-se com dois anjos afirma, ainda sem compreender: “levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram”.

Ao voltar-se para trás ainda não reconhece Jesus e somente quando este a chama pelo nome é que finalmente ela exclama ”Rabuni!” que significa “Mestre!”. Jesus então lhe confia a missão de anunciar a seus irmãos o que havia acontecido e ela parte imediatamente para fazê-lo.

Em nossos dias, como poderíamos reconhecer o Senhor?

Vivemos numa sociedade que exclui os menos favorecidos, os mais pobres. Jesus está presente nos sofredores, como os moradores de rua, pelos quais passamos sem sequer notar sua presença ou reconhecer sua dignidade de filhos de Deus.

Nós, enquanto discípulos missionários, temos a missão de anunciar que o Senhor está vivo e nos deu vida nova por meio da sua ressurreição. Através dela, toda tristeza e amargura foram desfeitas e habita em nós somente a alegria do Senhor, que é a força em nossa caminhada terrestre rumo à morada eterna.

Seguindo o exemplo de Santa Maria Madalena, façamos o alegre anúncio da ressurreição do Senhor presente em nós pela Sagrada Eucaristia, dizendo também: “Eu vi o Senhor!”

Santa Maria Madalena, rogai por nós!

Reflexão feita pelos noviços.