Vida CristãEvangelho do dia › 12/08/2017

A força da fé

evangelho_010817_12Mt 17,14-20


14 Eles foram em direção à multidão. Um homem aproximou-se de Jesus, ajoelhou-se, 15 e disse: «Senhor, tem piedade do meu filho. Ele é epilético, e tem ataques tão fortes que muitas vezes cai no fogo ou na água. 16 Eu o levei aos teus discípulos, mas eles não conseguiram curá-lo!» 17 Jesus respondeu: «Gente sem fé e pervertida! Até quando deverei ficar com vocês? Até quando terei que suportá-los? Tragam o menino aqui.» 18 Então Jesus ordenou, e o demônio saiu. E na mesma hora o menino ficou curado.

19 Os discípulos se aproximaram de Jesus, e lhe perguntaram em particular: «Por que nós não conseguimos expulsar o demônio?» 20 Jesus respondeu: «É porque vocês não têm bastante fé. Eu garanto a vocês: se vocês tiverem fé do tamanho de uma semente de mostarda, podem dizer a esta montanha: ‘Vá daqui para lá’, e ela irá. E nada será impossível para vocês.


* 14-21: Cf. nota em Mc 9,14-29. Os discípulos, que estão iniciando o trabalho de continuar a obra de Jesus, falham nas primeiras tentativas. O motivo é a falta de fé, ou seja, não acreditam que o poder de Deus se expressa através da ação concreta deles. Considerar impossível a desalienação dos homens é não acreditar no poder de Deus que age na pessoa de Jesus e em nós.

Bíblia Sagrada – Edição Pastoral