Vida CristãFrei AlmirO Sabor da Palavra › 11/08/2017

Condições para seguir Jesus

Tempo Comum

sabor_100817_11Mt 16, 24-28


“Pois aquele que quiser salvar sua vida, a perderá, mas o que perder sua vida por causa de mim, a encontrará”.


No Evangelho de São Mateus, Jesus em sua condição de mestre e bom pastor, diz aos seus discípulos: “Se alguém quer vir a mim, negue-se a sim mesmo, tome a sua cruz e siga-me”. Pois aquele que quer salvar sua vida, perdê-la-á, mas o que
perder sua vida por causa de mim, a encontrará.

Nesta sua recomendação Jesus indica qual caminho a seguir e nos dá a liberdade de escolha: a vida ou a morte: Uma vida centralizada no seguimento e no fazer a vontade do Pai ou morte, numa vida sem sentido, desordenada, sem um
significado e voltada para nossas próprias vontades.

Hoje, somos chamados a fazer essa escolha de vida ou morte, de querer ou não seguir Jesus Cristo. O Evangelho é exigente ao nos convoca para uma renúncia radical aos nossos projetos pessoais e assumir as propostas do Reino de Deus; uma mudança de vida para que possamos cumprir com fidelidade a missão de anunciar este Reino, tomando a cruz sobre os ombros que vai nos levar à implantação de justiça no mundo, pois aquele que enfrenta a cruz por causa do nome de Jesus encontrará salvação.

É preciso ter um coração generoso e sempre pronto para seguir o caminho de Cristo que nos chama e nos convida a despojarmos de nossas próprias vontades e nos colocar à disposição do Evangelho. É Deus que nos chama, mas a resposta é
nossa.

Reflexão feita pelos noviços