Vida CristãFrei AlmirO Sabor da Palavra › 13/08/2017

A falta de fé nos faz perecer

Tempo Comum

sabor_100817_13Mateus 14,22-33


“Os que estavam na barca se ajoelharam diante de Jesus, dizendo: Tu és verdadeiramente o Filho de Deus”.


Neste 19º Domingo do Tempo Comum, o evangelista Mateus narra que Jesus caminha sobre as águas do mar. Nas últimas horas da noite, vendo Jesus vir até eles, andando sobre o mar, os discípulos gritam de medo, pensando que é um fantasma. “Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!”. Pedro ousa ir ao encontro de Jesus sobre as águas e pede a Jesus para ir ao seu encontro. Tem o consentimento e se põe a andar sobre as águas agitadas. Vacilando, sente medo e começa a “afundar”.

Pedro pede um sinal, que confirme a presença do Senhor: “Se és Tu, manda-me ir ao teu encontro”. “Vem!” E Pedro caminha sobre as águas, confiando na Palavra de Jesus. Mas, sentindo a violência do vento, fica com medo e começa a afundar. “Senhor, salva-me! Jesus estende a mão a Pedro, a mim e a ti dizendo: “Homem de pouca fé, por que duvidaste?”

Quando Jesus sobe no barco, o vento cessa e todos, prostrados, reconhecem: “Verdadeiramente, Tu és o Filho de Deus!”.

Nos momentos de desolação, confio na presença do Senhor, mesmo na sua aparente ausência? Na noite escura, o que peço ao Senhor: um milagre ou uma fé maior? Nas tempestades da vida não estamos sós. Deus não me abandona, mesmo quando eu não sinta sua presença.

Reflexão feita pelos noviços