Vida CristãFrei AlmirO Sabor da Palavra › 30/09/2017

Não basta ouvir, mas entender

Tempo Comum

sabor_300917Lc 9, 43b-45


“O Filho do Homem vai ser entregue na mão dos homens. Mas os discípulos não compreendiam o que Jesus dizia” 


Pela segunda vez o Senhor exorta os discípulos a respeito do seu caminho até a morte. Mas os discípulos nada entendiam, pois os seus corações ainda estavam cobertos de ideias a respeito de um Messias triunfal, que viria para implantar naquele momento o seu reino, onde eles seriam os homens de confiança do rei. Assim eles também estavam admirados diante daquilo que Jesus fazia e não entendiam o real significado de suas palavras. Eles não conseguiam compreender qual era na verdade a missão do Messias, pois isto estava muito longe do entendimento do ser humano.

Também nós ouvimos diariamente a palavra de Deus, mas muitas vezes não chegamos a compreendê-la completamente. Isto porque nosso pensamento quase sempre está fixado nas dimensões do poder, do ter e do ser, fazendo de nossas vidas algo superficial, esquecendo-se assim do essencial, que é a missão de doar-se pelos pobres, abandonados e marginalizados, levando os homens à conversão.

Que saibamos, conforme fez São Jerônimo, que hoje recordamos, fazer de nossas vidas uma doação completa a Cristo através de uma vida de maior doação ao serviço de nossos irmãos e irmãs necessitados.

Reflexão feita pelos noviços.