Vida CristãFrei AlmirO Sabor da Palavra › 27/10/2017

Sinais dos tempos

Tempo Comum 

sabor_271017Lc, 12, 54-59

“Hipócritas! Vocês sabem interpretar o aspecto da terra e do céu. Como é que vocês não sabem interpretar o tempo presente?”

No evangelho de hoje Jesus faz uma pergunta a multidão, pois conseguiam interpretar as aparências da terra e do céu, mas não sabiam interpretar o tempo presente, e a esses Jesus chamou de hipócritas. Porém, a pergunta feita por Jesus excita em nós o desejo de compreendermos mais a ação do Messias na terra, do mesmo modo que identificamos as coisas pela observação a natureza, as mudanças climáticas e outros fenômenos.

Hoje, o sinal dos tempos convoca-nos a pensarmos e agirmos em termos de comunidade e de prioridade da vida de todos. Ela também leva-nos a lutar contra a desigualdade, a violência e de todas aquelas realidades das quais muitos sofrem, caminhando para uma mudança de consciência. Para isso, precisamos permanecer fiéis a este ideal de contemplação, perseveramos na busca da união com Deus e no amor recíproco com irmãos, só assim é que seremos capazes de reconhecermos e de interpretarmos as necessidades, as preocupações e as esperanças que cada um de nós traz no coração.

Portanto, é tempo de valorizarmos o momento presente, é tempo de nos reconciliarmos com Deus e com o próximo, abrindo o nosso coração e se deixar guiar por Ele, a fim de que a sua ação contínua nos torne homens novos animados por seu amor.

Reflexão feita pelos noviços