Vida CristãFrei AlmirO Sabor da Palavra › 29/10/2017

O maior mandamento

Tempo Comum

sabor_291017Mt 22, 34-40

“Ame ao Senhor seu Deus com todo o seu coração, com toda a sua alma, e com todo o seu entendimento”

Caríssimos irmãos e irmãs, a palavra do Senhor vem nos revelar que, através da humildade e do rosto misericordioso, Deus despojou-se de sua grandeza e poder, atraindo para Si tudo aquilo que andava perdido por causa do orgulho, a fim de que por seu amor conquistemos a dignidade de filhos amados, cultivando entre nós  a igualdade, onde os direitos humanos não são vítimas dos interesses  econômicos, políticos, sociais e culturais e a liberdade  não é aniquilada pela opressão  sobre os indefesos; porque o seu Reino é de paz, justiça e amor. Ao tomar o partido dos pequenos e fracos, Deus tornou-se para eles sinal de fortaleza, refúgio, escudo e salvação.

Com a encarnação do Verbo, Jesus Cristo, surgiu entre nós uma nova humanidade, que chama todos à salvação e à felicidade infinita e não à ira. Ainda com o mesmo mistério, baniu-se o procedimento farisaico que desqualificava o valor humano através dos erros cometidos, e usava a falta de indulgência e a exclusão comunitária como armas para manter o bem estar daqueles que se consideravam perfeitos.

Portanto, vivendo num mundo marcado pela diferença de classes, Jesus nos exorta a amar o próximo de forma incondicional, pois é caminho para aceitar a si mesmo e a Ele, não pelo que tem ou pode nos proporcionar, mas pelo amor em si.

Reflexão feita pelos noviços.