Vida CristãFrei AlmirO Sabor da Palavra › 04/11/2017

A escolha dos lugares

Tempo Comum

sabor_041117Lc 14, 1.7-11


“Pois todo aquele que se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado”.


No Evangelho de hoje, Jesus, ao ser convidado a visitar o chefe dos fariseus em sua casa, repara como os convidados escolhiam sempre os primeiros lugares. Ao observa-los, Jesus começa a instruí-los, contando-lhes uma parábola e deixa para eles uma lição de humildade, denunciando todo orgulho das pessoas que buscam sempre estar nos primeiros lugares e nos lugares de destaque.

Hoje, em nossa sociedade, muitos de nós queremos os melhores lugares, ou seja, queremos o lugar em que todos nos verão. O estar em evidência é querer se exaltar e se vangloriar em cima de pessoas ou situações, mas o cristão que tem dentro de si o Espírito da humildade busca sempre o último lugar, aquele que se faz servo está cheio de humildade para construir sua vida no Cristo Jesus.

Ele se fez humilde e se humilhou ao carregar a cruz; se despojou totalmente para se colocar a serviço. Quem se humilha no Senhor é digno de ocupar o primeiro lugar, para isso é preciso fazer-nos fiéis à Palavra de Deus e se deixar iluminar por ela. Jesus deixa claro para todos que o lugar de honra é para os últimos, pois quem se humilha será exaltado.

Reflexão feita pelos noviços.