Vida CristãFrei AlmirO Sabor da Palavra › 06/11/2017

Os lugares nos banquetes

Tempo Comum

???????????????????????????????????????Lc 14, 12-14


“Quando você der uma festa, convide pobres, aleijados, mancos e cegos. Então você será feliz! Porque eles não lhe podem retribuir.”


A Palavra do Senhor vem nos revelar que o Filho do Homem veio ao mundo como médico daqueles que necessitam de saúde espiritual e do amor divino. Jesus veio revelar a mansão celeste do Pai, pois a sua missão consiste em buscar o que estava perdido e salvá-lo. A humildade é a fonte da qual jorra todo poder e toda graça. Por isso, Deus não se dá aos grandes e aos que se exaltam, mas aos simples e humildes de coração, porque esses têm a sede constante de Deus assim como uma criança anseia estar ao lado de sua mãe.

Jesus tomou a condição humana renunciando todo poder e realeza para banir a injustiça e a falta de solidariedade e infundir em nós o espirito de igualdade, por isso amar a justiça é o critério perfeito para servir o próximo com gratuidade sem levar em conta a sua condição social nem esperar nada em troca.

Vivendo num mundo hierárquico e capitalista, somos convidados a lutar por uma sociedade mais fraterna, onde todos possam usufruir de seus direitos sem exploração nem ganância. Pois, no final da nossa peregrinação terrestre, não seremos justificados nem glorificados pelos aplausos e honrarias mundanas, mas pela prática das obras de misericórdia.

Reflexão feita pelos noviços.