Vida CristãFrei AlmirO Sabor da Palavra › 07/11/2017

Os convidados que recusam o banquete

Tempo Comum

sabor_071117Lc 14, 15-24


” …Vai depressa pelas praças e ruas da cidade, e introduz aqui os pobres, os estropiados, os cegos e os coxos.” (Lc 14, 21)


No Evangelho de hoje, Jesus convida todos para um banquete novo e diferente. Esse banquete é a prática da caridade, da justiça e da paz. Alguns convidados, entretanto, recusam o convite, dando desculpas para não comparecer. Não fazem parte do banquete todos aqueles que se recusam a praticar a justiça e a caridade.

No entanto, o Senhor da festa não cancela o banquete, mas pede a seu servo para que convide todos os que ele encontrar na rua. Nisso podemos perceber que o Senhor não faz diferença entre ricos e pobres, pois chama todos para seu banquete. Somente os que buscam ao Senhor entrarão no seu Reino eis a prova de que Deus oferece os seus dons a todos. Muitas vezes é o ser humano que não quer aceitar o generoso convite divino.

Que possamos a cada Eucaristia renovar nosso entusiasmo, participando do banquete do cordeiro por nós imolado que segue a convidar a cada um de nós a cear com Ele recordando sua paixão e anunciando com alegria sua Gloriosa Ressurreição!

Reflexão feita pelos noviços.