Vida CristãFrei AlmirO Sabor da Palavra › 09/11/2017

Festa da Dedicação da Basílica do Latrão

Tempo Comum

????????????????????????????????

Jo 2, 13-22


“Jesus respondeu: «Destruam esse Templo, e em três dias eu o levantarei.”


Celebramos hoje a festa da Dedicação da Basílica do Latrão, Catedral da Diocese de Roma, cujo Bispo é o Papa. Inicialmente foi uma festa exclusivamente da cidade de Roma; mais tarde estendeu-se à Igreja de Rito Romano, com o fim de honrar a Basílica que é considerada a igreja-mãe de todas as igrejas de Roma e do mundo.

O Evangelho narrado por João traz o descontentamento de Jesus para com o estado do templo, lugar de oração transformado em ponto de comércio. Mediante a atitude tomada por Jesus em expulsar os vendedores, seus discípulos veem nele o que diz o salmista: “O zelo por tua casa me consome” (Cf. Sl 69, 10).

Celebrar a festa litúrgica da Dedicação da Basílica do Latrão é recordar a dimensão universal da Igreja presente nas mais diversas partes do mundo, porém unida na fé em nosso Senhor Jesus Cristo que a instituiu para trazer todos os povos à mesma unidade, sob o pastoreio de Pedro e seus sucessores. Façamos hoje uma prece especial nas intenções do nosso Santo Padre, o Papa Francisco e por sua missão de anunciar a Boa Nova do Evangelho.

Reflexão feita pelos noviços.