Vida CristãFrei AlmirO Sabor da Palavra › 12/11/2017

Estar pronto para o Senhor

Tempo Comum

sabor_121117Mt 25, 1-13

“O noivo está chegando. Saiam ao seu encontro”

Hoje o Evangelho de Mateus nos apresenta a conhecida parábola das virgens prudentes e das virgens imprudentes. Cinco delas tinham óleo suficiente para, no meio da noite, ir ao encontro do Noivo esperado. As outras cinco, pelo contrário, não estavam preparadas para esperar o noivo por tanto tempo e não tinham óleo suficiente. Elas, no desespero, pedem óleo emprestado às virgens prudentes, mas não recebem. Será que as virgens prudentes foram egoístas em não emprestar do seu óleo?

Caros irmãos e irmãs, para responder essa pergunta é preciso compreender que, para Jesus, o óleo que mantém a lamparina acesa é a nossa fé. Nós podemos apontar caminhos e dizer de nossa experiência para ensinar nossos irmãos, mas não podemos dar nossa fé aos outros. Cada um, em sua vida, deve desenvolver sua própria fé e esperança. Ter uma fé firme e pronta para suportar momentos de perdas e tristezas é passar na noite esperando nosso Senhor que nos promete: Eu voltarei! Ou melhor, Ele nunca se foi, está sempre ao nosso lado.

Somos chamados a sermos firmes na fé e na esperança e, quando a noite vier, sejamos luz para iluminar aqueles que precisam e que cada um vá aprendendo a ser também luz para o Senhor da vida.

Reflexão feita pelos noviços.