Vida CristãFrei AlmirO Sabor da Palavra › 14/11/2017

Simples Servos

Tempo Comum

sabor_141117Lc 17,7-10

“Somos empregados inúteis; fizemos o que devíamos fazer”

Neste ensinamento narrado pelo evangelista Lucas, Jesus revela que o verdadeiro servo de Deus é aquele capaz de abandonar-se totalmente, numa entrega confiante e gratuita.

Bem sabemos que um servo, pela sua condição, não almeja estabelecer para com o seu senhor uma relação que visa recompensa, reconhecimento ou qualquer outra vantagem a ser obtida como “prêmio” por seu trabalho. Pelo contrário, o verdadeiro servo de Deus contenta-se em bem cumprir seu dever, realizando tudo com alegria e confiança, na gratuidade, sabendo que o bom Senhor conhece cada uma de suas necessidades e por isso lhe proverá o que for justo e necessário, no momento oportuno, porque o ama e sabe seu valor.

Jesus soube demonstrar este comportamento durante toda a sua vida, confiando plenamente, fazendo sempre a vontade do Pai e tudo suportando por seu amor, sem jamais questionar ou exigir perante as inúmeras contrariedades que encontrou.

Deste modo, seu legado alcança nossos dias, fazendo-se para nós um convite: o de assumir a condição de servos e servas, com humildade e fé, deixando de lado os murmúrios e lamentações, os receios, o comodismo, o egoísmo e assim colocando-nos com total confiança e disponibilidade a serviço de Nosso Senhor, na construção do seu Reino de justiça e de paz.

Reflexão feita pelos novlcancemos a graça de nos tornarmos homens e mulheres capazes de semear a paz e o amor em nossa sociedade.

Reflexão feita pelos noviços.