Vida CristãFrei AlmirO Sabor da Palavra › 17/11/2017

A vinda do Reino e o dia do filho do Homem 

Tempo Comum

sabor_171117Lc 17, 26-37

“Como aconteceu nos dias de Noé, assim também acontecerá nos dias do Filho do Homem”

Os fariseus perguntaram a Jesus quando iria chegar o Reino de Deus. Jesus, em sua resposta sábia, mostra que o Reino de Deus não é para ser esperado, nem para ser procurado por meio de sinais fantásticos ou extraordinários. Ele é algo que se manifesta em todos os espaços nos quais seus ensinamentos são vividos com alegria.

Diante das preocupações quanto ao fim dos tempos, Jesus nos ensina através de duas comparações que é preciso estarmos sempre preparados para o encontro com Deus. E quem vive ocupado apenas com seus projetos pessoais, sem se preocupar com a prática da justiça, da partilha e da fraternidade, será surpreendido como os contemporâneos de Noé e de Ló.

A chegada do filho do Homem será como o relâmpago, não haverá tempo para mudanças de última hora, e nesta hora, a separação entre justos e injustos atingirá as relações mais íntimas. Por isso, é preciso manter a firmeza permanente em relação aos compromissos do discipulado, baseado na oferta da vida à serviço, para que a vinda do Senhor nos encontre em boas condições espirituais e  vivenciais.

Reflexão feita pelos Noviços.