Vida CristãFrei AlmirO Sabor da Palavra › 19/11/2017

Os nossos dons pertencem a Deus

Tempo Comum

sabor_191117Mt 25, 14-30

“A um deu cinco talentos, a outro dois, e um ao terceiro: a cada qual de acordo com a própria capacidade. Em seguida, viajou para o estrangeiro”

O projeto de Deus que vela pela justiça e igualdade, se manifestada na partilha dos bens e dons, onde os valores comuns estão baseados na necessidade de cada um e assim também cada um doa-se em prol do bem comum. Por isso, o Senhor deu a cada ser humano capacidades e dons próprios para serem usados a fim de servir e desenvolver o serviço. Assim devemos exercitar cada vez mais a capacidade de olhar o próximo com um olhar fraterno e misericordioso. Jamais criando espirito de divisão, mas como seres que defendem a vida, termos presente em nossos corações a consciência de que só somos completos quando estamos juntos e em harmonia uns com os outros.

Deste modo, o Evangelho nos é muito prático e presente. Serve para nosso hoje, uma vez que gira em torno do nosso modo de agir e sobre o modo como utilizamos cada um de nossos dons. Não é raro notar que muitas vezes fazemos destes dons verdadeiros mecanismos de dominação, de intimidação e humilhação do outro, agindo assim de modo totalmente contrário ao projeto de Deus.

Bem sabemos que o projeto de Deus nos exige renúncia, despojamento e não traz consigo nenhuma segurança aparente, garantia de sucesso, reconhecimento ou qualquer outra facilidade. Pelo contrário, exige de nós total abandono, confiança e dedicação, só assim conseguiremos ser uma ferramenta em suas mãos, agindo de forma humilde e fraterna, sempre de acordo com Sua vontade.

Reflexão feita pelos noviços.