Vida CristãFrei AlmirO Sabor da Palavra › 14/12/2017

Seguir o caminho de Jesus

Tempo do Advento

sabor_141217Mt 11, 11-15


“Eu garanto a vocês: de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista.”


O Evangelista Mateus apresenta-nos as palavras de Jesus Cristo nesta ocasião, ao descrever a grandeza de João Batista, coloca-nos diante de um enorme desafio, ao afirmar que o menor do Reino dos céus é ainda maior que esse grande profeta. Tal revelação nos mostra que tornar-se digno do Reino não é “tarefa fácil”. Diariamente será preciso percorrer um longo caminho, repleto de contrariedade, perseguições, humilhações, medos, incertezas, fraquezas, agressões físicas, verbais, psicológicas, condenações injustas e se preciso for, até enfrentar a própria morte.

O seguimento a Cristo menciona a violência enfrentada por aqueles que optam pela busca de seu Reino. Recordamos aqui todos os profetas que o antecederam e o modo absolutamente hostil com que foram tratados. Isso nos lembra também que, todo aquele que almeja o céu, terá também em seu caminho uma infinidade de obstáculos, sofrimentos, desânimo, humilhações diversas, cansaço e que terá de tomar sua cruz e seguir, como fez o próprio Cristo, doando-se sem reservas, num gesto de extrema doação, entrega absoluta e amor incondicional. Esse caminho é o caminho que conduz ao Pai e não a outro.

Que neste tempo sublime, no qual vivemos o Advento do Senhor, assim como fez São João da Cruz que hoje recordamos, possamos também encontrarmos as forças necessárias para superar “as noites escuras”, seus medos e perigos, certos que mesmo em meio ao sofrimento jamais estaremos sozinhos. Jesus Cristo caminha ao nosso lado renovando nosso vigor na caminhada deste mundo, afim de que possamos construir desde já, seu Reino de justiça e paz, onde todos almejamos estar um dia em sua presença junto aos eleitos. São João da Cruz, rogai por nós!

Reflexão feita pelos noviços.