Vida CristãFrei AlmirO Sabor da Palavra › 19/12/2017

A esperança

Tempo do Advento

sabor_191217Lc 1, 5-25


“Deus ouviu o seu pedido, e a sua esposa Isabel vai ter um filho, e você lhe dará o nome de João.”


Narrado por São Lucas, o evangelho deste dia traz a passagem do Anúncio do nascimento de João Batista. Eis que o anjo Gabriel aparece a Zacarias para dar-lhe a notícia de que sua esposa Isabel, apesar da idade avançada, lhe conceberá um filho a quem darão o nome de João.

A liturgia de hoje tem por tema central a esperança. Esperança esta que deve ser uma forte característica da nossa experiência de fé cristã. Isabel e Zacarias como dizem as escrituras eram justos e obedientes diante do Senhor e para com suas ordens, porém, a esterilidade de Isabel no pensamento daquela sociedade era tida como um castigo de Deus, mas como dizem muitas passagens: Deus é misericórdia. Isabel e Zacarias devem ser modelos de fé e esperança para nós, pois, após longos anos de espera e de incerteza, Deus volta o olhar sobre seus servos e lhes concede a graça tão desejada.

Irmãos e irmãs, esforcemo-nos por viver hoje o exemplo de Zacarias e Isabel, de estarmos a serviço do Reino de Deus e firmes na esperança e convicção de que na hora certa da vida: “Deus é favorável”.

Reflexão feita pelos noviços.