Vida CristãFrei AlmirO Sabor da Palavra › 24/12/2017

O anúncio do anjo Gabriel

Tempo do Advento

sabor_241217Lc 1, 26-38


“Faça-se em mim segundo a tua palavra.”


Nesta data tão solene e singular para os cristãos, recordamos um momento-chave para toda a trajetória salvífica de Nosso Senhor Jesus Cristo: o sim de Maria, Virgem e Mãe. Eis que o anjo Gabriel vem anunciar que a humilde serva do Senhor conceberá e dará a luz ao Filho de Deus. Por certo, nenhum evangelista e nem mesmo o mais brilhante escritor seria capaz de traduzir em palavras a grandeza deste acontecimento. Todavia, sempre de novo, cabe a cada um de nós refletirmos sobre a coragem daquela jovem prometida em casamento a José, que mesmo em sua pequenez, aceitou tamanho desafio, que traria luz e salvação ao mundo inteiro.

Naqueles dias, viu-se a fragilidade humana tornar-se Sacrário vivo, capaz de gerar, nutrir, proteger, guardar o Deus feito homem, verbo que quis encarnar-se e habitar entre nós, partilhando desde o ventre, a realidade com mais pobres, excluídos e perseguidos. Bendita és Tu, Virgem Maria! E Bendito é o Fruto de teu ventre! Que esta saudação nos recorde sempre o Cristo que vem e que diariamente continua nascendo no meio de nós, nos lares mais humildes, nas periferias, nas favelas, na mesma miséria de outrora. Que encontrando as portas fechadas pelo egoísmo, pela ganância, pela indiferença e pelo preconceito, Ele se disponha a abri-las.

Deixemo-nos hoje ser tocados pela força deste sim, a fim de que saibamos também nós acolher o Jesus Menino para que em nossos corações possamos oferecer muito mais que uma simples manjedoura, ofertando-lhe um lar digno, onde Ele possa fazer morada e frutificar.

Reflexão feita pelos noviços.