O CarismaNotícias › 07/12/2017

Nove frades renovam os votos no tempo da Teologia

renova_071217_1

Petrópolis (RJ) – No início da noite da última quarta-feira, 6 de dezembro, a Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil se alegrou com o “sim” à obediência, à pobreza e à castidade renovadas por nove frades residentes no Convento da Fraternidade do Sagrado Coração de Jesus em Petrópolis, Região Serrana do Rio de Janeiro. São eles: Frei Alan Leal de Mattos; Frei Afredo Epalanga Prego; Frei Canga Manoel Mazoa; Frei Jefferson Max N. Maciel; Frei Jhonnes Lucas Martins; Frei Josemberg Cardozo Aranha; Frei Júnior Mendes; Frei Mário Sampaio Pelu e Frei Santana Sebastião Cafunda.

renova_071217_4A Celebração Eucarística foi presidida pelo Ministro Provincial, Frei Fidêncio Vanboemmel, e concelebrada por Frei Jorge Paulo Schiavini, guardião da Fraternidade do Sagrado; Frei José Ariovaldo da Silva e Frei Abílio Amaral Antunes, ambos vigários da Paróquia do Sagrado. Em sua homilia, Frei Fidêncio manifestou a alegria da Província pela quantidade das renovações temporárias realizadas em Angola, em São Paulo, em Santo Amaro da Imperatriz e em Campo Largo (PR) nos últimos dias, para em seguida falar sobre a necessidade dos frades estudantes renovarem sempre dentro de si o chamado a ser irmão menor.

“Jovens frades, vocês precisam experimentar e renovar a inspiração divina nesses anos de provação. É ela que nos mostra aquilo que devemos ser em nossa essência. Assim como nos diz o papa Francisco, nós, religiosos, precisamos renovar o nosso ser irmão menor nos votos da obediência, da pobreza e da castidade. Não é algo que encontramos na vida, e sim algo que constitui a nossa vida religiosa franciscana”, afirmou o Ministro Provincial, sem antes deixar de salientar que a essência do ‘ser frade menor’ é, acima de tudo, ir ao encontro de Deus, dos irmãos da fraternidade, do povo e da criação.

Frei Fidêncio finalizou a homilia agradecendo pelo sim ofertado com generosidade pelos nove frades estudantes do primeiro ano da Teologia. Em seguida, Frei Marcos Andrade, Mestre dos frades estudantes deste tempo de estudos, chamou cada um dos professos temporários para a se colocarem diante do altar e renovarem o compromisso com o modo de vida franciscano por mais um ano.

A Santa Missa também foi marcada pela despedida dos frades angolanos que concluíram o tempo de estudos no Brasil e que agora retornam à casa materna para evangelizar com palavras e, sobretudo, com a vida. Nosso muito obrigado aos Freis Ermelindo Francisco, João Bunga e Frei João Batista Canjenjenga pelo envolvimento com os mais diversos Movimentos e Pastorais da Igreja do Sagrado Coração de Jesus.

Michaell Victor Grillo, pela Pascom do Sagrado

renova_071217_2

VEJA MAIS IMAGENS DA CELEBRAÇÃO