Vida CristãFrei AlmirO Sabor da Palavra › 03/01/2018

Testemunho de João sobre Jesus

Tempo do Natal

sabor_030118Jo 1, 29-34


Eis o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo (Jo 1,29).


Caríssimos irmãos e irmãs, a liturgia de hoje vem nos revelar que no princípio da sua obra salvífica, Deus se comunicava com o seu povo através dos seus santos e profetas, que desde outrora tiveram a missão de anunciar o Reino celeste, tesouro que só se conquista com a conversão e o arrependimento de nossas faltas. Mas este povo endureceu o seu coração e não quis ouvir e, no final dos tempos, enviou Cristo para dar plenitude à obra começada pelos profetas que percorreram o mundo inteiro ensinando a justiça e pregando a remissão dos pecados que se dá através do sacramento do batismo, símbolo gracioso que abre as portas da glória celeste e nela nos introduz como filhos amados.

O exemplo de João nos convida a nos despojarmos do nosso pequeno eu que sempre anda atrás de privilégios para parecer melhor em tudo, e nos ensina a minoridade que exige lavar os pés uns dos outros e nos impulsiona a um auto- esquecimento para que Cristo seja glorificado no brilho da nossa luz que se acende quando calamos a boca e nos revestimos de força para pôr em prática a vontade do Pai.

Enfrentamos um mundo onde os sistemas políticos econômicos e científicos exigem ser adorados porque a doutrina secular prega que a tecnologia e as contas bancárias garantem felicidade, realização e sentido a vida, mas João nos alerta que Cristo está acima de todo homem e Ele é superior a todo tesouro terrestre que não une as pessoas, mas os seus interesses gerando ganância e injustiça.

Reflexão feita pelos noviços.