Vida CristãFrei AlmirO Sabor da Palavra › 16/01/2018

A vida antes da lei

Tempo Comum

sabor_160118Mc 2, 23-28


“O sábado foi feito para servir ao homem, e não o homem para servir o sábado” (Mc 2, 27)


No Evangelho de hoje, o evangelista Marcos narra a discussão que se deu entre Jesus e os fariseus a respeito da observância da lei do sábado, após seus discípulos terem sido vistos, pelos fariseus, arrancando espigas de milho para comer (Mt 12, 1-8; Lc 6, 1-5).

A reflexão que Jesus faz aos fariseus é esta: o que é mais importante, a lei ou a vida? Como sempre, o Evangelho é histórico e atual. Naquele tempo, a supervalorização das leis visava o engrandecimento dos que detinham o “direito” de interpretá-las. Hoje, as leis de nossa sociedade também continuam por vezes sendo constante instrumento de subjugo por uma pequena porção de pessoas a quem se atribui o “direito” de interpretá-las.

Irmãos e irmãs, o próprio Cristo afirma que veio dar pleno cumprimento à Lei de Deus (cf. Mt 5, 17ss.). E nós bem sabemos que a plenitude da Lei é o amor a Deus e aos irmãos. Portanto, em nossas ações vigiemo-nos, pois de atitudes que visem apenas o benefício próprio e imediato e que, sobretudo fere a quem está a nossa volta. Façamos o que agrada a Deus e aos homens e isto nos realizará.

Reflexão feita pelos noviços.