Vida CristãFrei AlmirO Sabor da Palavra › 14/02/2018

Jejum e oração

Quarta-feira de Cinzas

sabor_140218Mt 6,1-6.16-18


“Não pratiquem a justiça de vocês diante dos homens, só para serem elogiados por eles. Fazendo assim, vocês não terão a recompensa do Pai de vocês que está no céu.”


O evangelho de hoje chama atenção para algo muito pertinente em nosso tempo: assim como já se constatava no tempo de Jesus, também nos dias de hoje é muito presente no cotidiano, isto por nascermos dentro desta estrutura social e cultua e aplaude o estereótipo, onde cada vez mais aponta aparência como valor, que todos devem desejar, para se sair melhor perante os homens.

Tudo isto são sinais gravíssimos que a nossa sociedade apresenta e aos poucos as pessoas vão se corrompendo a ponto de esquecer Deus, o dono de tudo, e nesta condição o fazer para ser visto torna-se uma rotina diária. Como diz o evangelho: “Quando vocês rezarem, não sejam como os hipócritas, que gostam de rezar em pé nas sinagogas e nas esquinas, para serem vistos pelos homens.” Portanto, para possuirmos essa atitude de fazer tudo para o Senhor é preciso conversão para nos desvencilharmos desta lógica de fazer para receber algo em troca.

Reflexão feita pelos noviços.