Frei André celebra Primeira Missa em Nilópolis

Por Cláudio Santos, OFS, especial para este site

Nilópolis (RJ) – Mais uma vez os fiéis lotaram a Paróquia Nossa Senhora Aparecida para celebrar as primícias do mais novo presbítero da Província da Imaculada Conceição: Frei André Luiz da Rocha Henriques. Ele foi ordenado no sábado pelo bispo da Diocese de Nova Iguaçu (RJ), Dom Luciano Bergamin, CRL, na Igreja Nossa Senhora Aparecida, em Nilópolis (RJ), e ontem (28) celebrou a sua primeira missa.

A celebração foi concelebrada pelo Definidor da Província, Frei Evaristo Spengler, representando o Ministro Provincial, Frei Fidêncio Vanboemmel, e pelo pároco da Matriz Nossa Senhora Aparecida, Frei Walter Ferreira Júnior e pelos confrades presbíteros que vieram prestigiar a celebração. Os pais, Luiz Firmino e Conceição Aparecida da Rocha Henriques e a irmã Flávia Marcela da Rocha Henriques vieram de Cândido Mota (SP), especialmente para participar da ordenação e da celebração da Primeira Missa como presbítero.

Como de costume nas primícias, o neo-sacerdote costuma chamar alguém para fazer o sermão. Frei André escolheu Frei César Külkamp, seu formador, para fazer a homilia, no qual Frei César fez uma reflexão sobre o sentido bíblico das primícias como oferta da própria vida e vocação a Deus, destacando o amadurecimento vocacional de Frei André e sua fraterna convivência nos anos de formação como formador e confrade (LEIA HOMILIA NA ÍNTEGRA).

Ao longo de toda celebração a assembleia acompanhava atentamente e com muita atenção cada passo da celebração até que chegou o ápice da celebração eucarística, momento em que o pão e o vinho se transformaram no corpo e sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo. No final da celebração, Frei André apresentou as crianças que estavam no templo, dedicando-as a Nossa Senhora Aparecida e saudou os aniversariantes do mês com o tradicional canto de parabéns.

O novo presbítero abençoou os fiéis e foi receber os cumprimentos e homenagens singelas do povo de Deus que, mais uma vez, fez questão de celebrar essa nova etapa de sua vocação cristã de serviço a Deus, a Igreja e ao Povo de Deus.

Frei André reside atualmente na Fraternidade de Nossa Senhora Aparecida, local que escolheu para a sua ordenação presbiteral.