JPIC

O que é

Na Ordem dos Frades Menores, o Secretariado de Justiça, Paz e Integridade da Criação foi criado com a missão de despertar entre os frades a consciência de que justiça, paz e ecologia fazem parte do carisma franciscano. E como franciscanos são defensores da esperança, da dignidade humana e da sacralidade de toda criatura, abertos ao ecumenismo e ao diálogo com as culturas.

Os Estatutos Gerais da Ordem dos Frades Menores define a tarefa do Serviço de Justiça, Paz e Integridade da Criação da seguinte forma: “A principal tarefa do Serviço de Justiça, Paz e Integridade da Criação (JPIC), sob a dependência do Ministro Geral é:

1. Cuidar que a JPIC faça parte da vida e da missão da Ordem, com a cooperação dos animadores e das comissões de JPIC de todos os níveis, colaborando com o Secretariado para a Formação e os Estudos e com o Secretariado para a Evangelização.

2. Instruir os irmãos sobre questões relacionadas à JPIC.

No Brasil, a sigla foi abreviada para JPE – Justiça, Paz e Ecologia. Por isso, na Província da Imaculada é um Serviço de Justiça, Paz e Ecologia. Em termos de Família Franciscana, a sigla é maior: Sinfrajupe – Serviço Interfranciscano de Justiça, Paz e Ecologia.

Como valores do Reino e critérios de sua presença, o Sinfrajupe:

a) Testemunha a JUSTIÇA que, pela mística e pelo método da não-violência ativa, recria a fraternidade e, profeticamente, denuncia a violência que massacra a vida, o modelo econômico concentrador e perverso que, enquanto desenvolve alta tecnologia e domina a natureza, cria miséria, gera morte e compromete o planeta:

b) Busca a PAZ, característica dos filhos e filhas de Deus – criador da vida e libertador dos pobres – fruto da partilha, comunhão e solidariedade, como prática nova que restitui a dignidade dos excluídos, consciência aos marginalizados, fartura aos famintos, liberdade aos oprimidos.

c) Proclama a ECOLOGIA, como integridade da criação, harmonia da vida, equilíbrio da natureza e a descoberta do sentido e razão de ser tudo o que existe.