O que fazemos

“A missão evangelizadora é a razão de ser da Ordem dos Frades Menores” ( João Paulo II, 1991).

Evangelizar é, pois, parte constitutiva de nossa vida. A evangelização é o anúncio do Reino de Deus, elemento central e coração da boa-nova cristã e franciscana. Este é o nosso trabalho. Esta é a nossa vida.

A nossa forma original de evangelizar está no testemunho de fraternidade. Mais do que como frades individuais, evangelizamos como fraternidade. Este testemunho coloca no centro de nossas preocupações, não os métodos, nem as instituições, nem as estruturas pastorais, mas a qualidade evangélica de nossa vida.

Nossa presença religiosa encontra-se geograficamente no eixo Sul-Sudeste do Brasil, e nossas fraternidades estão, em boa parte, localizadas em centros urbanos, contexto principal na localização de nossas casas. Atendemos a um número expressivo de comunidades rurais, sobretudo no sul do país, as quais atravessam grave crise, provocada, sobretudo pelo processo de globalização da economia e pela urbanização. Esses dados criam, ipso facto, compromissos de evangelização bastante caracterizados.

Atualmente somos 46 fraternidades: 42 no Brasil e 4 em Angola – África, onde temos uma missão. Toda a nossa ação evangelizadora está organizada em 5 grandes Frentes de Evangelização, a saber: Solidariedade com os empobrecidos, Comunicação, Educação, Missão e Paróquias e Santuários.

Toda a nossa ação está organizada em 5 grandes Frentes de Evangelização, a saber: Solidariedade com os empobrecidos, Comunicação, Educação, Missão e Paróquias e Santuários.

Confira o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=wRqVe01zX4s