Vida CristãSantos franciscanos › 14/10/2017

Bem-aventurado Miguel Carcano

14Sacerdote da Primeira Ordem (1427-1484). Aprovou seu culto São Pio X no dia 9 de outubro de 1909.

Nascido em Milão, Itália, no ano de 1427, ainda bem jovem ingressou na Ordem dos Frades Menores no convento de Santo Ângelo. Logo que professou aderiu ao movimento da Observância, impulsionado por São Bernardino de Sena.

De boa formação humanística, filosófica e teológica, foi um grande pregador. Empenhando na difusão do Evangelho, pregava na defesa dos pobres, contra a usura e outras formas de injustiça.

O seu campo de evangelização foi principalmente a Itália do Norte e do centro. Em 1471, o duque Galeazzo Sforza expulsou-o de seus domínios por causa de uma controvérsia motivada pelo dinheiro angariado para a cruzada contra os turcos. E cinco anos mais tarde, tornou a expulsá-lo por sentir-se explicitamente visado por ele numa de suas pregações que falava do relaxamento dos costumes.

Conhecido como pessoa de profunda piedade, era procurado para direções espirituais, inclusive por bispos, padres e pessoas da alta sociedade.

Fundou muitos hospitais para os pobres.

Enquanto pregava em Lodi a quaresma gravemente enfermo, veio a falecer no dia 20 de março de 1484. Seus restos mortais se conservam na Basílica de Santo Antônio, em Milão.

Fonte: “Santos Franciscanos para cada dia”, Ed. Porziuncola.