Vida CristãSantos franciscanos › 07/11/2017

Bem-aventurada Helena Enselmini

Bem-aventurada Helena EnselminiVirgem e religiosa da Segunda Ordem (1208-1242). Aprovou seu culto Inocêncio XIII no dia 29 de outubro de 1695.

Helena Enselmini nasceu em 1207 da nobre família Enselmini, em Pádua, Itália. Desde muito jovem, Helena experimentou viva atração pela vida religiosa. Com idade de apenas treze anos ingressou no Mosteiro das Clarissas em Arcela, nas proximidades de Pádua, onde Santo Antônio ficou hospedado, durante sua última enfermidade em um cômodo junto à portaria, e onde faleceu em 1231.

Há  uma antiga tradição que narra ter sido o próprio São Francisco a cortar os belos cabelos loiros de Helena e revesti-la com o hábito pobre das Damas Pobres de São Damião.

Em sua breve existência, Helena deu luminoso exemplo de piedade, humildade, pureza, penitência e heroica conformidade e paciência, nas imensas dores que a atormentaram, prostrando-a no leito durante quinze meses. A principal característica de sua espiritualidade, foi uma profunda devoção à Paixão de Cristo.

Enfrentou com heroísmo sua limitação física, pois nos últimos anos não conseguiu mais ingerir alimentos. Ficou muda, cega e paralítica. Faleceu na idade de trinta e quatro anos, no dia 4 de novembro de 1242. No final do século XVII, o Papa Inocêncio XII confirmou o seu culto, já  bastante popular na Itália, beatificando-a. Sua festa ocorre no dia 4 de novembro.

Fonte: “Santos Franciscanos para cada dia”, Ed. Porziuncola.