CFMB

Província Franciscana do Santíssimo Nome de Jesus

Situada nos estados de: Goiás e Tocantins.

Endereço:
Sede Provincial
Convento São Francisco de Assis
Av. São Francisco, 363, B. Jundiaí – Anápolis, Goiás – 75110-810
Telefax: (62)3327-0497
E-mail: ofmgoias@terra.com.br

Site: http://fradesfranciscanos.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/FradesFranciscanosOFM

O Comissariado do Santíssimo Nome de Jesus foi criado no dia 17 de julho de 1943. Imediatamente foram selecionados 14 frades entre os voluntários que se apresentaram. Eram 9 sacerdotes e 5 irmãos leigos.
Em 2004, a Vice-Província se tornou Província, contando hoje com: 40 frades professos perpétuos; 09 professos temporários; 03 noviços; 10 postulantes e 04 aspirantes

A atuação dos frades se estende em 10 guardianatos: 8 paróquias, 06 escolas; 3 emissoras de rádio, 3 projetos sociais educativos para crianças e adolescentes. Nas escolas, os frades atuam como agentes de pastoral, ficando a administração com leigos ou religiosas.

A Província tem uma casa de acolhida de vocacionados, uma de Postulantado, o Noviciado interprovincial (juntamente com a Custódia do Sagrado Coração e das Sete Alegrias de Nossa Senhora) e uma casa de Pós-noviciado.

Hoje em dia, os agentes de pastoral estrangeiros que vêm atuar no Brasil costumam fazer curso no CENFI em Brasília, introduzido pelo Comissariado do SS. Nome de em Jesus 1960. Funcionou dois anos em Anápolis e depois foi transferido para Petrópolis. Frei João Batista Vogel esteve na sua direção desde o início até fins de 1964. Hoje é órgão ligado à CNBB.

Comunicação – Atualmente a Província possui as Rádios São Francisco AM e FM em Anápolis e Rádio Cultura de Catalão AM.