CFMB

Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus

Situada nas regiões Oeste e Norte do São Paulo.

Endereço da Sede:
Residência Franciscana São Francisco de Assis
Rua Alberto Naffah, 70
Residencial Mançor Daud
Cep. 15.070-510

São José do Rio Preto -SP
custodiascj@uol.com.br

Site: http://www.ofmscj.com.br/

A pedido do bispo D. Antônio Augusto de Assis, a Província de São Pedro Apóstolo de Nápoles aceitou enviar missionários para a Diocese de Jaboticabal, no Interior de São Paulo. No dia 2 de abril de 1947, partiam do Porto de Nápoles, na Itália, dez frades missionários, que foram recebidos na paróquia do Bom Jesus de Guaraci (SP). A segunda foi a de São João Bastista de Olímpia e, sem seguida, a de Nossa Senhora da Abadia de Cajobi.

Os frades missionários abriram um seminário em Bastos no início dos anos 50 e, em seguida, iniciaram a construção do Seminário Nossa Senhora de Fátima em Mirassol. Deste trabalho de formação, saiu o primeiro religioso brasileiro da Custódia: Frei Francisco de Medeiros.

Atualmente, a Custódia tem nove fraternidades e 42 professos. Desde o início, os frades voltaram seu trabalho para a população mais pobre, especialmente as crianças e adolescentes. Devido a isso, a Custódia tem um rede muito grande de trabalhos sociais.

Na Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Olímpia (Apae e Creche da Imaculada), na Paróquia Sagrado Coração de Jesus (2 instituições sociais), Educandário Santo Antônio (Ensino em período integral – Apoio sócio-educativo – Apoio às famílias), Casa de Santa Clara em Bebedouro Atendimento: 20 crianças, 30 famílias, Linhas de Ação: Abrigo infantil, Apoio às famílias, Prevenção ao abandono e maus tratos ou violência), Paróquia Nossa Senhora de Lourdes de Garça (1 instituição social); Patronato Juvenil Garcense (200 – crianças e adolescentes. Linhas de Ação: Projetos de apoio sócio-educativo e sócio-familiar), Paróquia N. Sra de Lourdes de Marília (2 – Ações Sociais – Alimentação aos moradores de rua – Mutirão p/ Superação da Miséria e da Fome e Casa de Teologia); Paróquia Sto. Antônio Maria Claret de Ribeirão Preto (Distribuição de alimentos in natura – Parceira com prefeitura – Ass. Social – Atendimento médico e farmácia gratuitos); Paróquia São Judas Tadeu de Franca (– Instituição Social Creche Maternal São Francisco de Assis – Farmácia gratuita); Creche Maternal São Francisco de Assis – 80 crianças atendidas Atendimento em Período Integral – Apoio Sócio-Pedagógico.

A Custódia e a Província do Santíssimo Nome de Jesus fazem uma nova experiência em termos de formação com o Noviciado Interprovincial na Cidade de Catalão, em Goiás.