Highslide for Wordpress Plugin

Frei Almir Ribeiro Guimarães é frade franciscano, nascido em Petrópolis, no Rio de Janeiro. Ingressou na Ordem Franciscana em 1958. Estudou catequese e pastoral no Institut Catholique de Paris, a partir de 1965, período em que fez Licenciatura em Teologia. Em 1974, voltou a Paris para se doutorar em Teologia.

Tem publicado diversas obras de espiritualidade e, sobretudo, na área da Pastoral Familiar. Foi assessor nacional da CNBB e, desde 1992, é solicitado como palestrante e orientador em cursos para assuntos ligados à família. Atuou como pároco, assistente de grupos franciscanos em diversos estados e, atualmente, é vigário paroquial na Paróquia São Francisco de Assis, na Vila Clementino (SP), assistente nacional da Ordem Franciscana Secular, assistente regional da OFS-RJ e ES e redator da Revista “Grande Sinal”.

Frei Almir também têm programas na Rádio Jovem Pan e atualmente é colaborador deste site www.franciscanos.org.br.

 

VEJA AS PUBLICAÇÕES DE FREI ALMIR

“Um Coração que
amou até o fim”

“Um Coração que amou até o fim” é um livro de meditações e reflexões sobre o amor de Jesus pelos seus. É um texto que fala da misericórdia de Deus em Jesus e um convite a que compreendamos até que ponto nosso modo cristão de ser precisa se revestir de misericórdia, porque, na verdade, não existe maior amor do que dar a vida pelos seus. É um convite a que todos adorem o Coração de Jesus por nós transpassado. É um lembrete de que o Senhor nos acolhe e nos chama através da fenda aberta no lado do Redentor mesmo que tenhamos nos afastado de seu amor. É solicitação para que vejamos a presença do Crucificado em tantos homens e mulheres que têm também seu coração transpassado e uma vida de exclusão. É um convite à ação cristã no meio do mundo.

“As maravilhas
do amor”

A única coisa importante na vida é o amor. Uma vida sem o amor, sem sua força e sua claridade, não tem sentido. As páginas deste livro não são uma reflexão sobre o tema do amor, mas mostram sua presença vigorosa nas encruzilhadas das existências e nas interrogações dos corações. Cristo é a expressão do Amor infinito de um Pai que é Amor. Na oração sincera, estabelece-se um diálogo de amor.

“Nossa família,
nossa vida”

Cenas familiares” é um livro sobre o casal e sobre a família, de autoria de Frei Almir Ribeiro Guimarães. Não é um texto doutrinário. Não são páginas para estudo teórico. O autor surpreende a família em seu viver cotidiano. Praticamente todos os temas ligados ao casal e à família desfilam nestas páginas. Cada um deles é abordado de forma leve, mas tocando seus aspectos essenciais. Dona Carmem está para completar cem anos e não tem, de fato, a presença de suas filhas em sua vida. Há filhos observando posturas e atitudes de seus pais. São muito sensíveis ao olhar e gestos que que os pais colocam. Há cenas de famílias com parentes numa prisão. Há aquelas que aquecem o coração e outras que parecem prender o fôlego. Há inúmeras descrições relativas às crianças. Elas enfeitam o mundo, mas andam a esmo, por aí, sem pais, sem educação, sempre diante da televisão, sujeitas a assédios, dadas às drogas.

“Família para um
novo século”

Comprometemo-nos a viver a família como comunidade de pessoas. Não instrumentalizaremos ninguém e não coisificaremos ninguém, nem mesmo fora de nossa família. Seremos fiéis a nossos compromissos como cônjuges, pai-mãe, filho ou irmão. Procuraremos estar presentes em nosso lugar, não nos omitindo em situação alguma. Cultivaremos uma atitude de hospitalidade e de acolhida para com todos os de dentro e os de fora. Comprometemo-nos a viver uma família aberta. Dentro do possível, procuraremos dar nossa colaboração a pessoas isoladas, a instituições que visam aliviar determinados sofrimentos de famílias e à comunidade cristã que frequentamos.

“Cenas
familiares”

“Cenas familiares” é um livro sobre o casal e sobre a família, de autoria de Frei Almir Ribeiro Guimarães. Não é um texto doutrinário. Não são páginas para estudo teórico. O autor surpreende a família em seu viver cotidiano. Praticamente todos os temas ligados ao casal e à família desfilam nestas páginas. Cada um deles é abordado de forma leve, mas tocando seus aspectos essenciais. Dona Carmem está para completar cem anos e não tem, de fato, a presença de suas filhas em sua vida. Há filhos observando posturas e atitudes de seus pais. São muito sensíveis ao olhar e gestos que que os pais colocam. Há cenas de famílias com parentes numa prisão. Há aquelas que aquecem o coração e outras que parecem prender o fôlego. Há inúmeras descrições relativas às crianças. Elas enfeitam o mundo, mas andam a esmo, por aí, sem pais, sem educação, sempre diante da televisão, sujeitas a assédios, dadas às drogas.

“Quando o futuro
passa pela família”

É preciso crer novamente na força e no milagre do amor de um homem e de uma mulher que se constrói na duração do tempo e constitui uma família. É preciso crer que este amor gera vida, cria espaços de libertação, quebra a solidão do masculino sem o feminino e do feminino sem o masculino. É urgente contemplar com olhar novo as casas, com suas salas e quartos, onde pais e filhos convivem uns com os outros num bem-querer gratuito e verdadeiro, num amor exigente e misericordioso. É fundamental olhar com deslumbramento e encanto para as mesas de refeições com pais e filhos, avós e netos. É de capital importância contemplar essa criança deficiente e esse pai inválido sendo amados, protegidos, vivendo unicamente do medicamento vigoroso do amor. “Quando o futuro passa pela família”é uma coletânea de textos ternos e fortes, proféticos e carinhosos sobre o casamento e a família, sobre o amor e o desamor, sobre crianças, jovens e anciãos. Que a família possa ser efetivamente, o caminho pelo qual passam o amanhã do mundo e o futuro do Reino Novo de Jesus.

“Clara de Assis -
Uma vida que ilumina”

É o relato da vida de uma mulher, assisense apaixonada e bela, intrépida, pobre e profundamente fascinada por Deus. Clara passou a maior parte de sua vida dentro dos muros de São Damião. Este livro quer surpreender a simplicidade grandiosa de seus dias tão comuns, tão iguais uns dos outros e ao mesmo tempo tão novos. A luminosidade de Clara pode penetrar regiões tão obscuras e tenebrosas de nosso mundo marcado pelo consumismo, pelo poder e pelo não sentido de viver.

“Comunidades de
Base no Brasil”

O autor analisa documentos da vida das comunidades de base no Brasil, compara esses grupos com outras experiências comunitárias existentes na Igreja, situa a questão no conjunto da vida da sociedade. A práxis da vida eclesial parece exigir novas concretizações da vida cristã mais fraternas, mais compromissadas com o mundo, mais próximas do Evangelho.

“Meditações para
um tempo novo”

Um livro de oração e de reflexão! Uma publicação destinada a colocar o Altíssimo no dia-a-dia da vida de cada um! Há preces que falam dos anseios e anelos do coração: desejos de paz, busca da luz, vontade de exaltar o belo e magnífico Senhor. Há preces dos novos tempos: rezam os santos anônimos, os desempregados sofridos, os que percorrem os corredores do feérico shopping center, a mulher que tricota sentada em sua varanda ou aquele que vive a experiência de um assalto violento. Há orações para certas horas e horas certas: antes de escrever, há lamentos do doente na UTI, pedidos e súplicas do catequista e so ministro da Eucaristia. Há orações e preces proferidas no seio da família: por uma criança que nasceu, pelo pai e pela mãe e pelos que envelhecem. Meditações para um tempo novo pretende levar os leitores a buscar o Mistério que nos envolve e que se chama Deus belo e Senhor da vida e dos tempos todos, o Bem, o Sumo Bem e todo o Bem.

“Uma fonte
no deserto”

“Uma fonte no deserto” é um livro de meditações. Leva o leitor a refletir sobre a fé, a figura de Cristo, o sentido da ação do Espírito, a oração de todos os momentos, a mística da Igreja, o sentido do engajamento cristão, a conversão ao Senhor que murmura seus segredos no deserto. Quer levar a todos a descobrirem uma fonte no deserto. Cada uma das 15 meditações é seguida de salmo para a oração, texto seleto para a reflexão, questões para a reflexão pessoal ou em grupo, indicações bíblicas. No final da obra há um exame de consciência que poderá ser usado para a confissão sacramental ou para o balanço diário da consciência cristã.

“MOMENTOS DE OTIMISMO -
Pensamentos e mens. breves”

Dezenas de pensamentos e mensagens agrupados em quatro grandes temas: fragmentos de sabedoria, o mistério de Deus, o amor pelos irmãos e Jesus Cristo. Livro em formato de bolso.

“A família e a
civilização do amor”

O presente livro pretende ser um subsídio para melhor compreensão da mensagem do Papa através da Carta às Famílias (2 de fevereiro de 1994). Frei Almir acompanha cuidadosamente o texto de João Paulo II com alguns breves e indispensáveis comentários, apresenta perguntas para a reflexão em grupos e seleciona escritos que podem ajudar a compreensão do ensinamento profundo e denso contido na Carta.

“No Jardim da
Sabedoria”

O autor convida seus leitores a ingressarem num imenso e vasto jardim, o jardim da sabedoria. Há dezenas de pensamentos que falam da vida como uma caminhada, da flor discreta da sabedoria, da necessidade de se saber envelhecer e ouvir o silêncio. Há pequenos trechos bíblicos em forma de sussurros e gemidos do coração sedento da sabedoria do Senhor.

“Natal
Cristão”

O coração cristão prepara cuidadosamente o Advento do Senhor. Vive e espera. Degusta cada momento da festividade do Nascimento de Cristo. Podemos desejar uns aos outros”Boas Festas”. O Natal Cristão vem a ser exatamente isso: em nossa história nasceu Deus feito homem. Terminou a nossa solidão.

“Na busca
da paz”

Jesus, após ter dado tudo a seus discípulos e, inclusive, lhes lavado os pés, ainda lhes disse: “Deivo-vos a paz, eu vos dou a minha paz” (Jo 14,27). E depois da ressurreição, sua primeira mensagem foi de paz: “A paz esteja convosco” (Jo 20,19). Até o amor, o mais alto dos sonhos humanos, só é completo quando se realiza num clima de paz. O trabalho e o sofrimento não se tornam insuperáveis quando são feitos com o espírito em paz. Bem-aventurados são os pacíficos, os construtores da paz! O livro de Frei Almir é uma bênção que quer ajudar as pessoas a serem instrumentos de paz. Que assim seja!

“Família e
Evangelização”

O livro poderá ser lido individualmente. Poderá, com proveito, ser usado como livro-texto de grupos de agentes de pastoral, mormente de famílias. Há perguntas para a reflexão e textos seletos que aprofundam os temas abordados. O livro foi preparado como subsídio para a evangelização das famílias para que estas sejam evangelizadoras. Frei Almir, que foi assessor do Setor Família da CNBB, percorrendo o Brasil para implantação e dinamização da Pastoral Familiar, procurou reunir elementos para a evangelização das famílias a partir de sua experiência nacional.

“Abençoai, Senhor,
esta casa”

Deus envolve toda a criação com sua presença e com seu amor. Quando pedimos a bênção divina sobre uma casa, queremos que sua presença se torne sentida e consciente nos corações dos moradores do lar. Pedimos que Deus abra o coração de todos para as maravilhas do Evangelho. Desejamos que o lar se transforme em espaço onde reinem as virtudes da compreensão, do amor, da sinceridade e da generosidade. A bênção de Deus dispõe os moradores de uma casa para a construção de um mundo novo conforme o desejo do Evangelho.

“Família
e política”

Tenho a satisfação de apresentar um texto em torno do tema Família e Política. Ele se destina a todos os agentes de Pastoral Familiar desejosos de fazer com que a família se torne atuante unidade básica de promoção social. O roteiro de estudos sobre o assunto é proposto quando a Igreja do Brasil, em sua Campanha da Fraternidade de 1996, se propõe a fazer uma grande reflexão sobre fraternidade e política, iluminada pelo sugestivo lema: Justiça e paz se abraçarão.

“Um ano todo
com a família”

Esta publicação é uma coleção de 366 pensamentos e mensagens para a família. Frei Almir Ribeiro Guimarães, conhecido por sua atividade desenvolvida no campo da Pastoral Familiar, selecionou estes pensamentos que poderão alimentar, estimular e revigorar a vida em família. Conhecemos, em nossos dias, apesar de todas as sombras, um novo tempo para a família. Todos estamos convencidos de que chegou o momento de voltar nossas atenções para esta pequena comunidade de vida e de amor, berço da humanidade, escola de socialização, Igreja doméstica e santuário da vida.

“Família… Mas que
família?”

A família nunca poderá ser uma prisão ou uma câmara de gás. Mais do que todos os espaços ela tem que ser um lugar de encontro de liberdade, de troca de acolhimentos, de misericórdia e de perdão. Num mundo de rotina e de massificação, de relacionamentos frios e formais, a família será terra de calor e de acolhida, de correção amiga e carinhosa, espaços para se captar luzes para iluminar a vida de seus membros, reservatório inesgotável de um amor maduro e sempre de novo cultivado.

“Sabedoria do
coração”

Muitas pessoas, tanto famosas quanto desconhecidas do grande público, tornaram-se sábias. Não porque alcançaram grandes conhecimentos a respeito das ciências. Mas, sim, porque, no dia-a-dia de suas vidas, empreenderam constantes visitas a seu próprio interior e, por causa disso, escolheram o essencial e não o acessório para suas existências. Este pequeno livro traz o depoimento de algumas destas pessoas sobre A sabedoria do coração.

“Encontros com
Cristo”

Encontramos Cristo em nossas vidas. Encontramo-lo, de modo especial, nos sinais dos Sacramentos. O que significa renascer para o Reino, ser marcado pelo Espírito? Por que viver uma vida penitente, celebrada no Sacramento da Reconciliação? O que pretende realizar a Eucaristia na Igreja e no mundo? Como a Unção dos Enfermos pode ser vivida em nossos dias? Qual o sentido profundo do Matrimônio cristão? Como o sinal da Ordenação poderia ser mais eloquente? Estas as questões, entre outras, estudadas nestes Encontros com Cristo. Este é um livro para todos os cristãos desejosos de aprofundamento no assunto, de modo especial para catequistas e agentes de pastoral.

“Oração da
Caminhada”

Todos nós já fizemos a feliz experiência da sede de Deus. Deus é a meta das ânsias de nossa peregrinação, de nossa caminhada. Vivemos os mais diferentes momentos existenciais. Vezes há em que precisamos chegar diante de Deus e cantar suas grandezas. Em outros momentos urge pedir perdão. Dias chegam em que não enxergamos claro. Queremos ver, queremos luz. Quando a noite chega sentimos necessidade de rezar, de falar com Deus, de apresentar-lhe nossa vida. Queremos então que ele seja nosso companheiro, nosso confidente na estrada da vida. O presente livrinho quer facilitar essa nossa oração. Quer ajudar nosso encontro pessoal com Deus. São orações ao longo da caminhada da vida.

“Família e
catequese”

Família e Catequese pretende oferecer aos pais, catequistas e agentes da pastoral familiar, dos jovens e dos adolescentes subsídios de reflexão para sua ação evangelizadora. O livro procura, num primeiro momento, lançar um olhar sobre a realidade da catequese em nossas comunidades e nas famílias. Elenca os principais pronunciamentos da Igreja a respeito da missão evangelizadora da família. Reflete sobre a problemática da transmissão da fé em nossos dias. Apresenta uma série de sugestões práticas para que a Igreja doméstica e os grupos de catequese iniciem crianças, adolescentes e jovens na fé cristã. Pretende ainda delinear pistas de trabalho em conjunto entre agentes de pastoral familiar e outras pastorais, mormente, com a catequese, os coordenadores de grupos de crisma, os responsáveis pela animação de comunidades de jovens.

“Sementes de
Esperança”

A coleção Sementes destina-se ao grande público. Pretende ser veículo de animação espiritual de todos os que querem receber os grãos preciosos das sementes que Cristo veio lançar na terra com seu Evangelho e com sua Vida. Quer reunir trechos do evangelho, comentá-los e levar essa meditação a todos os que não estão contentes com a materialização de vida a que somos levados por um mundo sem esperança, sem meta e sem Deus.

“Encontros com
Francisco de Assis”

Este livro não pretende apresentar uma nova biografia do Santo. Pretende, isto sim, oferecer subsídios de formação a respeito da vocação, do caminho e da mística de Francisco e de seus seguidores. O livro está constituído de dez capítulos abordando alguns temas fundamentais do caminho evangélico-franciscano.

“O que dizem
do amor”

Este livro de pensamentos sobre o amor. Somos sempre aprendizes na arte de amar. Quando se fracassa no amor, a vida perde o sentido. O que é o amor? Como amar? Há muitos tipos de amor e muitas maneiras de amar. Este livro vai ajudar você a ter um gosto novo para viver!

“Construção do
Matrimônio”

É com satisfação que apresento a todos esse livro que tem como finalidade falar da construção do Matrimônio. Nele não existe nada de extraordinário. São reflexões que a vida foi provocando. São temas do cotidiano. São pequenas portas e janelas abertas para uma maneira nova e velha de viver o amor na família. Cada tema termina com algumas questões que poderão ser ponto de partida de um diálogo, com orações ou textos seletos que abordam o mesmo assunto de outra maneira.

“É noite, Senhor: Onde estás? – Preces de um
homem contemporâneo”

Nosso tempo é marcado por preocupações e angústias interiores. Nas cidades grandes o homem se sente perdido. Deus parece ausente de tudo. A vida parece um absurdo, uma incongruência  Deus se oculta. Sobem gritos de angústia da garganta dos homens. Gritos roucos e angustiantes. Mas de repente esses gritos se transformam em esperança. O homem contempla o Cristo das dores e junta suas dores às dores do Senhor Jesus. “É Noite, Senhor: Onde Estás?” é uma coletânea de orações em estilo moderno.

“Família Nossa
de Cada dia”

Este livro apresenta uma série de reflexões sobre temas familiares a serem estudados por grupos de casais. Visa oferecer temas de estudo para famílias que queiram viver intensa e densamente seu relacionamento conjugal e familiar. O que é uma família? Que situações concretas ela vive? Qual a missão do pai e da mãe? Como acolher uma criança? Como educá-la para o amor, o compromisso e a sexualidade? O que vem a ser família cristã? Cada tema vem acompanhado de referências bíblicas e apresenta perguntas para o debate em grupo. Estes textos poderão também ser usados em programas radiofônicos. Foram escritos em linguagem simples e à maneira de crônicas radiofônicas.

“Na presença
do Senhor”

A coleção Sementes destina-se ao grande público. Pretende ser veículo de animação espiritual de todos os que querem receber os grãos preciosos das sementes que Cristo veio lançar na terra com seu Evangelho e com sua Vida. Quer reunir trechos do evangelho, comentá-los e levar essa meditação a todos os que não estão contentes com a materialização de vida a que somos levados por um mundo sem esperança, sem meta e sem Deus.

“Casados há pouco
tempo”

Um livro prático a ser adotado por agentes de pastoral e usado em encontros de casais. Aborda, de maneira simples, a problemática dos primeiros anos de casamento, enfocando a construção da família. Nele os casais descobrirão os caminhos da felicidade da vida a dois.

“E eles se deram
as mãos…”

A Coleção Nossa Família é um serviço que a Vozes quer prestar à Pastoral Familiar. Acreditamos na família. Sentimos que esta pequena célula da sociedade e da Igreja se vê ameaçada de todos os lados. É hora de anunciar a Boa Nova. Esta coleção apresenta temas da vida conjugal e familiar. Interessa aos cristãos e a todos os homens e mulheres de boa vontade. Os temas, divididos em alguns capítulos, escritos em linguagem simples, apresentam perguntas para a reflexão pessoal ou em grupo.

“Caminhos da Vida”

A coleção Encontro destina-se ao leitor simples, não afeito a temas de profundeza especulativa. São palavras que querem levar à meditação, em forma de breves reflexões. Querem levar a viver com mais otimismo e esperança, com mais sentido e alegria. Querem ajudar a colocar na vida materializante de cada dia a mensagem espiritual

“Meu livro de Missa” -
A Missa explicada às crianças

Aos domingos os cristãos se reúnem para participar da Missa. Ela é um encontro que temos com o amor de Cristo. Vamos à Missa para falar com Deus, ouvir sua Palavra e para alimentar-nos de seu Corpo”. Com ilustrações e uma linguagem didática, Frei Almir explica a Santa Missa para as crianças.

“Eu quero
ver”

A coleção Encontro destina-se ao leitor simples, não afeito a temas de profundeza especulativa. São palavras que querem levar à meditação, em forma de breves reflexões. Querem levar a viver com mais otimismo e esperança, com mais sentido e alegria. Querem ajudar a colocar na vida materializante de cada dia a mensagem espiritual.

“Na força
do Amor”

“Na Força do Amor”destina-se a casais, agentes de pastoral matrimonial e familiar, grupos ou equipes de casais, contendo um temário de dez reuniões. Pode também ser lido pelo casal isoladamente.

“Momentos
de Oração”

Coleta de orações para todos os momentos. Autores contemporâneos, santos e personagens marcantes do passado. Destina-se esse livro à oração pessoal, a grupos de jovens, equipes de casais, reuniões diversas.

“No silêncio do teu quarto” -
Meditações evangélicas

Há um convite insistente do barulho e dos ruídos para que o homem se derrame na superficialidade e busca das coisas imediatas e sensíveis. Parece urgente que o homem entre novamente em seu quarto, procure o silêncio e encontre-se com o Mistério de Deus na oração sem palavras. Precisa o homem visitar suas raízes interiores para encher o vazio que o cerca. “No silêncio do teu quarto” oferece 90 meditações breves em torno de temas ligados ao Evangelho. O presente livro poderá ser usado como texto de meditação diária. O leitor se colocará na presença do senhor, lerá a breve meditação e procurará deixar a paz do Senhor invadir sua vida.

“A vida é
uma Oração”

Coleta de orações para todos os momentos. Autores contemporâneos, santos e personagens marcantes do passado. Destina-se esse livro à oração pessoal, a grupos de jovens, equipes de casais, reuniões diversas.

“Um Mestre
chamado Jesus”

Um Mestre chamado Jesus é um livro sobre Jesus. Mais um livro! São incontáveis os textos aparecidos sobre esse fascinante Mestre que não cessa de encantar e fascinar. Trata-se de uma coleção de meditações evangélicas. As exigências do Evangelho, os apelos do Mestre, as insinuações do pregador da Palestina são apresentadas a todos os que buscam dar uma nova resposta a seu convite: “Vem e segue-me!”Muitas reflexões deste livro fazem uma análise crítica de posturas errôneas ou incompletas diante de Jesus. São apelos e convites a que a Igreja seja mais evangélica. Nunca a Pastoral surtirá efeito se os cristãos não forem novamente discípulos do Mestre. As mais engenhosas técnicas de evangelização caem por terra se não arder no coração do evangelizador o fogo que devorava o Mestre.

“Teu amigo
está doente”

Este livro destina-se a todos os que vivem os delicados e difíceis momentos da enfermidade. Mais cedo ou mais tarde apresenta-se em nosso caminho a doença, seja em nosso próprio corpo seja em membros de nossa família. Somos obrigados a passar dias ou semanas recolhidos ao leito de um hospital ou em nossa própria casa. Muitos doentes não sabem valorizar esses momentos duros mas preciosos de parada, de reflexão e de oração.

“Páginas
franciscanas”

A seleção de Páginas Franciscanas está subdividida em dez partes. Há textos que falam do homem de Assis, do amargor que se transformou em doçura, da pobreza jubilosa e alegre. Outros descrevem o “pedreiro de Deus” e caracterizam sua concepção a respeito da fraternidade. Houve o cuidado de se inserir alguns textos referentes a Clara de Assis. Foram selecionados alguns escritos que evocam a maneira franciscana de rezar. Há também, textos de orações do próprio Francisco. Não poderiam faltar alusões à paz e à reverência à natureza. Algumas páginas procuram fazer um encadeamento de textos que mostram como os mistérios de Cristo foram se realizando em Francisco. Na última parte houve a preocupação de selecionar escritos que orientam a reflexão sobre o carisma franciscano em nossos dias.

“Peregrinos do
Altíssimo”

O homem é viandante e peregrino, buscador do Absoluto. De mãos dadas e de corações unidos, uns e outros peregrinamos na busca do Altíssimo. Vezes há em que brota de nosso coração gratidão pelo olhar de Deus. Há momentos em que um grito de dor e de angústia sai de nosso peito nas horas de provação. Em outros instantes temos necessidade de contemplar a transparente beleza do Cristo que penetrou em nossas vidas. Por vezes, invocamos o Deus que é brisa e fogo, fornalha e alívio. Agradecemos o tempo que foi passando e jogamos no Senhor as horas que estão para chegar.

“Por que todos andam
atrás de ti?”

Textos franciscanos de ontem e de hoje. O livro destina-se a todos aqueles que, de alguma forma, se dizem ligados às Ordens Franciscanas. Serve para iniciantes e simpatizantes. De modo particular será de utilidade para os irmãos e irmãs da Ordem Franciscana Secular. Talvez pudesse ser colocado na mão de iniciantes, de jovens simpatizantes de Francisco e de membros da Jufra.

“Fiéis leigos
franciscanos”

Os ministros gerais das grandes Famílias Franciscanas dirigiram uma carta a todos os franciscanos a respeito da vocação e da missão dos fiéis leigos franciscanos na Igreja e no mundo. O Cefepal resolveu tornar o texto popularizado possibilitando assim facilitar a compreeensão do documento. Frei Almir ficou como responsável pela popularização do texto e Frei Juan J. Rendón OFM, pelo projeto gráfico e ilustrações.

“Como vai a Família?” -
Coleção nossa família 6

A Coleção Nossa Família é um serviço que a Vozes quer prestar à Pastoral Familiar. Acreditamos na família. Sentimos que esta pequena célula da sociedade e da Igreja se vê ameaçada de todos os lados. É hora de anunciar a Boa Nova. Esta coleção apresenta temas da vida conjugal e familiar. Interessa aos cristãos e a todos os homens e mulheres de boa vontade. Os temas, divididos em alguns capítulos, escritos em linguagem simples, apresentam perguntas para a reflexão pessoal ou em grupo.

“Quando o sol
desaparece…”

A Coleção Nossa Família é um serviço que a Vozes quer prestar à Pastoral Familiar. Acreditamos na família. Sentimos que esta pequena célula da sociedade e da Igreja se vê ameaçada de todos os lados. É hora de anunciar a Boa Nova. Esta coleção apresenta temas da vida conjugal e familiar. Interessa aos cristãos e a todos os homens e mulheres de boa vontade. Os temas, divididos em alguns capítulos, escritos em linguagem simples, apresentam perguntas para a reflexão pessoal ou em grupo.

“Casamento e Família no documento
de Santo Domingo”

A Coleção Nossa Família é um serviço que a Vozes quer prestar à Pastoral Familiar. Acreditamos na família. Sentimos que esta pequena célula da sociedade e da Igreja se vê ameaçada de todos os lados. É hora de anunciar a Boa Nova. Esta coleção apresenta temas da vida conjugal e familiar. Interessa aos cristãos e a todos os homens e mulheres de boa vontade. Os temas, divididos em alguns capítulos, escritos em linguagem simples, apresentam perguntas para a reflexão pessoal ou em grupo.