Untitled Document
Provincia Fraternidades Carisma Sefras SAV Missões Multimidia
       São Paulo, 06/01/2009, 22:19          
 
Convento Santo Antônio Convento Santo Antônio Convento Santo Antônio Convento Santo Antônio Convento Santo Antônio Convento Santo Antônio Convento Santo Antônio Convento Santo Antônio

DOMINGO DA PÁSCOA NA RESSURREIÇÃO DO SENHOR
ANO A - Jo 20,1-9


VIDA NOVA! JESUS RESSUSCITOU!

Cheios de alegria, aclamemos: Cristo ressuscitou! Verdadeiramente! Aleluia! Esta é a verdade fundamental da nossa fé! Realidade histórica, marco da Nova Vida instalada no mundo.

Para quem não acredita na ressurreição de Jesus, a fé cristã não faz o menor sentido. Afirma São Paulo: “Se Cristo não ressuscitou, vã é a nossa fé!” (1Cor 15,14).

No primeiro dia da semana, Maria Madalena vai ao sepulcro, de madrugada, quando ainda estava escuro e vê que a pedra fora retirada do sepulcro” (v. 1). Surpresa e emocionalmente abalada, foi correndo comunicar a Pedro e a João: “Retiraram o Senhor do sepulcro e não sabemos onde o colocaram” (v. 2).

Pedro e João, apressadamente, correndo juntos, chegaram ao sepulcro. João, mais jovem e mais veloz, chegou primeiro. Viu os panos de linho por terra, mas não entrou (v. 3-5). Aguardou e deixou Pedro entrar primeiro, reconhecendo a autoridade de Pedro.

Entrando Pedro no sepulcro, viu os panos de linho por terra e o sudário que cobrira a cabeça de Jesus, dobrado, em um lugar à parte.

João também entrou no sepulcro. “Viu e acreditou” (v. 8).

Este trecho do evangelho relata o caminho seguido por Pedro e João ao passarem da perplexidade e incredulidade, a qual tinham chegado com a morte de Jesus, a uma experiência de Fé. Eles confirmaram e testemunharam que o sepulcro estava “vazio”.

A disposição separada dos panos e o sudário, cuidadosamente separado, enrolado e posto à parte, afastavam a hipótese de um seqüestro do corpo de Jesus. Foi, sem dúvida, a conclusão a que Pedro chegou.

João era o discípulo que Jesus amava (v. 2). O sentir-se amado foi o ponto de partida para João crescer na fé. À luz dos laços humano-divinos que o uniam a Jesus, atento à realidade presente, João intuiu o mistério da presença por meio da ausência.

O sepulcro vazio falou bem alto ao coração de João. A memória dos três anos de convivência com o Mestre, escutando seus ensinamentos e participando de sua vida, fê-lo encontrar o significado do momento presente. Assim, João cresceu no amor e na fé: “E ele viu e acreditou” (v. 8). Cristo ressuscitou verdadeiramente! Aleluia!

* Senhor, o teu caminho, o caminho da cruz, se fez o meu caminho. Nele eu me encontrei. Nele eu te encontrei. Nele encontrei o meu irmão. E de dentro desta cruz, no caminho da solidariedade e da paz, na alegria Pascal, dou-te graças, meu Senhor e meu Deus! AMÉM! ASSIM SEJA!

* * *

Creio que a ressurreição de Jesus é a prova irrefutável da sua divindade? Creio que é a prova sensível da missão divina de Cristo? Creio que a ressurreição representa o fim de todas as misérias humanas? Creio na vida eterna? Como os Apóstolos, dou testemunho da ressurreição de Jesus? Creio que Jesus está vivo, presente e atuante entre nós? Um lembrete: você já fez a Páscoa?

Frei Floriano Surian, ofm
fsurian@radnet.com.br
Maria Arieta, ofs
arieta@radnet.com.br


| VOLTAR |
Convento Santo Antônio