05/07/2002
Mensagem do ministro provincial Frei Augusto Koenig

Caríssimos confrades,
Paz e bem!


Estou ocupando pela primeira vez esta página, um pouco sem jeito, mas tentando desempenhar o ministério que os Irmãos me confiaram. Algo semelhante a um sapo pulando em cancha de bocha, procurarei levar avante a missão, porque tenho certeza da colaboração de todos. Tenho consciência de que outros Irmãos o fariam melhor, como a pesquisa de Base bem o demonstrou, porém as circunstâncias e conveniências conduziram para esta confirmação. Aos que desejariam resultado diferente, peço compreensão, pois já estamos quase em fase de preparação para Capítulo, novamente.

Programação

A programação para o Triênio já está em plena execução. Dar continuidade a um trabalho até aqui bem conduzido parece-me de bom senso.O Definitório Provincial, as Guardianias, os diversos Secretariados com todos os departamentos, os Coordenadores de Regionais, o Moderador da formação permanente, os Mestres da formação nas diversas fases, os Professores, os Seminaristas, Irmãos doentes e idosos e todos os Irmãos que trabalham nas mais diversas atividades de evangelização pelo apostolado e pastorais, deixo o meu apelo de que precisamos continuamente estar na condição de discípulos do Mestre: pela oração, pela contemplação, pela pesquisa, pelos Revigoramentos, retiros, pelo fraternismo, pela solidariedade com os pobres, pelo espírito missionário, pela eclesialidade, pela celebração litúrgica, pela dimensão da JPE, pela espiritualidade e carisma inspiradas no Pai Francisco, e mais, porque precisamos ser Fraternidades Evangelizadoras.

Temos também compromisso com a Ordem, com nossas Províncias Irmãs e com toda a Família Franciscana e com os Leigos. Temos muito a contribuir com a Igreja e com as respostas evangélicas às exigências do mundo de hoje, pelo nosso carisma. Recomendo-me à oração de todos.

Agradecimentos a Frei Caetano Ferrari,
ex-Ministro Provincial

Na oportunidade, quero deixar aqui expresso, em nome de todos os confrades, nossa profunda gratidão a Frei Caetano pelos tantos anos dedicados ao serviço dos Irmãos nesta Província, quer como Definidor, como Ecônomo, Vigário Provincial e Ministro Provincial.

Sabemos do seu esforço e sucesso em organizar nossas entidades, às vezes com dificuldades administrativas e financeiras, outras vezes com dificuldades humanas, propondo remanejamentos ou compondo gerenciamentos colegiados.

Fazemos votos que em seu novo ministério como Bispo em Franca, SP, toda sua bagagem de experiência lhe seja de proveito para o pastoreio do povo de Deus que lhe é confiado. Parabéns, Frei Caetano.

Com as bênçãos do seráfico Pai,

Frei Augusto Koenig
Ministro Provincia
l

voltar