Home E-mail Busca
07-07-2003
Ordenação diaconal de Frei Miguel da Cruz

Em clima de alegria e de festa, tivemos a graça de participar da Missa de Ordenação Diaconal e Sacerdotal dos nossos confrades que estudam em Jerusalém no Studium Theologicum.

A Santa Missa foi celebrada da Igreja de São Salvador, em Jerusalem, presidida por Dom Giuseppe Nazzaro, atual Bispo Diocese de Alepo, na Síria, e ex-Custódio da Terra Santa.

Dom Giuseppe ordenou onze Diaconos: Fr. Antonio Querino, Frei Gabriel Valencia, Fr. Francisco Jaques, Fr. Marcos Guldino (Mexico), Fr.Michel (Gana - África), Fr. Woitec, Fr. Piotr, Fr. Pius (Polônia), Fr. Johannes (USA), Fr. Pio (Islováquia), Fr. Miguel da Cruz (Brasil). O Frei Miguel iniciará o 4º ano deTeologia, e no próximo ano, com certeza, voltará para a "terrinha". No momento, é um dos cerimoniários da Custódia da Terra Santa.

Dom Giuseppe ordenou também três presbíteros: Fr. Sérgio (Chile), Fr. Jakub, Fr. Antônio (Polônia).

Contamos com a presença de um enorme número de concelebrantes de diferentes países que prestam serviço na Terra Santa ou que aqui fazem os seus estudos. Marcaram presenca também os familiares de alguns de nossos confrades, religiosos e religiosas, amigos paroquianos.

A Missa foi celebrada em Língua Latina e durou cerca de três horas. As leituras foram proclamadas em espanhol, italiano e árabe. Não obstante o calor, que era muito forte, tudo transcorreu bem.

Os neo-ordenados, juntamente com os hóspedes, foram recepcionados no Salão do Orfanato de São Salvador com um ótimo refresco, salgadinhos e doces. Em seguida nos dirigimos para o refeitório do Convento para desfrutarmos de um saboroso almoço preparado com muito carinho pelas as Irmãs Franciscanas de Malta.

A parte da tarde foi livre, e todos puderam estar com os seus hóspedes, passear, visitar a cidade, fazer as despedidas. Às 19h30, rezamos as Vésperas Solenes, com a exposição do Santíssimo Sacramento, e, em seguida, jantamos.

O Padre Artêmio Vitores aproveitou para parabenizar mais uma vez os neo-ordenados e desejou boa viagem para aqueles que terminaram o quadriênio teológico e serão ordenados mais tarde em seus respectivos países. São eles: Fr. Firas (Síria), Fr. Jorge (Equador) e eu, Fr. Moacir Belliato (Brasil).

Às 21h00 prosseguimos com a festa para os neo-ordenados que receberam de presente um bonito ícone de nossa Senhora, proveniente do Mosteiro de Montes Atos, na Grécia. Houve boa animação com músicas em árabe, italiano, inglês, espanhol e português.

No final, todos nos despedimos, contentes e alegres, acreditando que vale a pena seguir em frente.

Por Frei Moacir Belliato