Provincia Provincia Provincia Provincia SAV Provincia Provincia
       São Paulo, 21/11/2008, 21:42          
 
Notícias

15/08/2005
Jubileu áureo de vida presbiteral de frei Eliseu Tambosi

Florianópolis (SC) -
No dia 30 de junho, festejamos, em Florianópolis, o Jubileu Áureo de Vida Presbiterial de nosso confrade Frei Eliseu Tambosi.

Destacamos um almoço de confraternização com os confrades do Regional, em Camboriú, confrades estagiários de Rondinha e funcionários. O arcebispo Dom Murilo nos agraciou com sua presença amiga e fraterna, juntamente com o Pe. Alcioni, das pastorais da arquidiocese.

Os festejos, embora simples, culminaram com a missa concelebrada, às 19h00. Dom Murilo, mais uma vez, fez questão de concelebrar com nossos confrades e outros presbíteros da arquidiocese, cedendo a presidência da concelebração ao jubilando.
A missa foi adrede preparada e elaborada num folheto, antepondo um resumo da vida, formação e atividades do jubilando, sob o lema: "Cristo Jesus demonstrou toda a grandeza de seu coração escolhendo-me para seu ministério" (1Tm 1,12). "A Paz esteja com você". Após comunicar ao povo a vida, formação e atividades do jubilando em mais de dez lugares, o comentarista anunciou o início da concelebração. Entramos, em procissão, sob as vozes sonoras do coral do BESC. Terminado o canto de entrada, o jubilando foi surpreendido com a doação de novas vestes sagradas pelas pastorais. Então, o jubilando, ajudado por Dom Murilo e o pároco, Frei Günther, teve de fazer um "strip-tease" litúrgico, vestindo as novas vestes...

Dom Murilo fez uma bela e significativa homilia sobre o sentido do jubileu e da vida presbiterial. Frei Gamaliel recordou que, tanto a ordenação presbiterial de Frei Eliseu como seu jubileu áureo, estão sob a aura de congressos eucarísticos. Na verdade, Frei Eliseu participou, como neo-sacerdote, do Congresso Eucarístico Internacional, no Rio de Janeiro, em julho de 1955. E, agora, seu jubileu decorre no ano eucarístico em preparação ao Congresso Eucarístico Nacional, em Florianópolis, em maio de 2006.
Enfim, emocionado, Frei Eliseu agradeceu. Brincou fazendo rir a todos, inclusive Dom Murilo, quando disse sentir-se acanhado entre a autoridade maior, Dom Murilo, e a menor, o pároco, Frei Günther, e tendo o privilégio de sentir-se como bispo por uma hora... mas que não quer sê-lo para sempre.

Após a missa, nova confraternização no salão paroquial, com as pastorais e o povo. Entre palmas, parabéns, presentes, bolos, comes e bebes, diversos falaram. D. Regina Calomeno, de Curitibanos, agradeceu, em nome do povo, a imensa obra que Frei Eliseu lá deixou. Pediu desculpas por incompreensões.

Frei Günther recordou os 34 anos de atividades de Frei Eliseu em Curitibanos, alternando cargos de guardião, vigário, e sempre como diretor da Fundação Frei Rogério, com as rádios AM e FM. Recebeu a rádio AM com 100 wts e a ampliou para 10 mil. Neste ano, essa rádio fez 50 anos de fundação. Há 15 anos, Frei Eliseu fundou a rádio FM com 100 wts e ampliou-a para 10 mil.

Frei Günther destacou, ainda, o Centro Comunitário, tido como o maior do Planalto Catarinense, construído por Frei Eliseu para as diversas pastorais, encontros e retiros. Foi uma data, realmente, de confraternização jubilosa.

No dia 3 de julho, Frei Eliseu celebrou ainda o jubileu com seus familiares e amigos no "Cinquanta" - Rodeio. Regressou alegre e grato com aquela celebração e, também, pela participação dos Noviços.

Um caderno de mensagens lhe foi deixado, expressando felicitações, votos de bênçãos e alegria de poder partilhar com o jubilando esta data comemorativa.

Pela fraternidade, Frei Gamaliel Devigili


menu_missoes
 
galeria alem-fronteiras como ajudar onde os frades atuam missao franciscana em angola vocacao missionaria reportagens especiais noticias
 
| HOME |
 
   
[Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil] - Copyright © 2008 Franciscanos.org.br
Todos os direitos Reservados.