Provincia Provincia Provincia Provincia SAV Provincia Provincia
       São Paulo, 21/11/2008, 18:12          
 
Notícias

26/08/2005
A Jufra em Angola
Fr. Lweimindo Cordeiro B Martins

Luanda (Angola) -
Cá em terras angolanas, nos encontramos numa nova experiência de vida. Depois de um longo tempo de guerra que devastou esse belo país nos é chegado, agora, o tempo de reconstrução e reconciliação que nos ajudará a sarar as feridas deixadas pela guerra. Como agentes da pastoral que somos, temos consciência que o nosso papel é fundamental neste processo, e também temos bem claro que só as nossas forças não bastam e para que tenhamos um bom êxito, temos que contar com as parcerias.

Com essa clareza, começou então o questionamento: por que não ajudar a fundação de uma fraternidade da Jufra na nossa área? Mais tarde por que não uma fraternidade da OFS? Temos a certeza que, com os ensinamentos de nosso pai São Francisco, somos capazes de mudar uma mentalidade arrasada para uma mentalidade sadia, capaz de reconhecer a dignidade humana e procurar respeitar o homem como criatura de Deus.,

Sabemos que essa juventude tem acesso a lugares que nós, frades, não podemos alcançar e que o seu contacto com o povo marginalizado, oprimido é uma evidência. Tendo bem claro o mandato de Jesus: "Ide por todo mundo pregar o Evangelho a toda criatura…" Todo cristão deve sentir essa responsabilidade e os jovens do nosso bairro, da nossa paróquia não estão isentos disto. Acreditamos que mensagem evangélica e a espiritualidade franciscana são capazes de transformar. Como dizem os próprios jovens: "Com Francisco de Assis uma nova Angola".,

A fraternidade da Jufra estalagem, isto é, na paróquia da Boa Nova, nasceu no dia 11 de Maio de 2003 (a paróquia da Boa Nova pertence aos padres da Boa Nova), como a fraternidade foi fundada no ano em que se comemorava os 750 anos da aprovação da Regra e da morte de Santa Clara de Assis. Por isso escolheu-se Santa Clara como padroeira da fraternidade.

Também nunca é de mais salientar que de momento esta é a única fraternidade que se encontra com uma assistência OFM. As demais existentes no país tem como assistentes os frades capuchinhos. A nossa fraternidade conta com 58 jovens dos quais 20 tem a promessa, 13 já fizeram a admissão na fraternidade e o restante se encontram em formação.

Os encontros para tal formação e vida fraterna são realizados todos os domingos após a missa das 7 horas. A faixa etária vai dos 18 aos 30 anos que compreende jovens da 7ª classe (série) até jovens universitários. Mas apesar da divergência, no tocante ao campo académico, o espírito de fraternidade já se faz sentir no seio deles.

Estamos a iniciar, existe uma grande vontade de caminhar para frente dando passos certos, fazendo um trabalho sólido. Mas a nossa grande dificuldade consiste no material de formação, nos encontramos numa tremenda carência. Por isso desde já a vossa ajuda é cada vez mais necessária, quer no âmbito material como no espiritual.

Juntos na trilha do franciscanismo podemos estudar, reflectir, conhecer melhor Jesus Cristo a exemplo de S. Francisco e fazer ecoar a mensagem do Evangelho.

Assim sendo queremos estar unidos a todas outras fraternidades da Jufra, quer seja em Angola, Brasil, Alemanha, China…etc.

Aproveitamos o momento para pedir aos assistentes das demais fraternidades que façam o favor de lerem este artigo nas respectivas fraternidades.


menu_missoes
 
galeria alem-fronteiras como ajudar onde os frades atuam missao franciscana em angola vocacao missionaria reportagens especiais noticias
 
| HOME |
 
   
[Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil] - Copyright © 2008 Franciscanos.org.br
Todos os direitos Reservados.