Provincia Provincia Provincia Provincia SAV Provincia Provincia
       São Paulo, 03/12/2008, 21:09          
 
Notícias

19/04/2008
Celam divulga programação do Congresso Missionário Americano

Diretoria do Celam

Brasília (DF) - Os lugares e datas dos acontecimentos que farão parte do 3º Congresso Missionário Americano e do 8º Congresso Missionário Latino-americano (CAM3/Comla 8) foram definidos e divulgados pelo Conselho Episcopal Latino-americano (Celam).
O CAM3/Comla 8 acontecerá em Quito, Equador, de 12 a 17 de agosto deste ano. Abordará o tema A Igreja em Discipulado Missionário e o lema América, com Cristo: Escuta, Aprende e Anuncia.
O Congresso é uma iniciativa de diversas instituições como a Congregação para a Evangelização dos Povos, conferências episcopais da América, Celam, direções nacionais das Pontifícias Obras Missionárias na América, Conferência Episcopal Equatoriana, arquidiocese de Quito, igrejas particulares da América, congregações religiosas, movimentos eclesiais e missionários, leigos e jovens.
Estima-se a participação de cerca de três mil delegados de todos os países da América Latina e Caribe, bem como delegados dos demais continentes e representantes da Congregação para a Evangelização dos Povos.
As diferentes atividades do evento acontecerão nos seguintes lugares:
12/08: Celebração eucarística de abertura, no Coliseu General Rumiñahui;
13, 14 e 15/08 pela manhã: Comunicações, palestras e testemunhos, na Agora Casa da Cultura Equatoriana;
13, 14 e 15/08 à tarde: Foros, na Pontifícia Universidade Católica do Equador e na Universidade Politécnica Salesiana;
17/08: Missa de encerramento, no Estádio da Liga Desportiva Universitária de Quito.
Na missa de encerramento, ocorrerá o envio de missionários e o lançamento da grande Missão Continental, segundo o espírito de Aparecida.

Enviado especial do Vaticano
O arcebispo de Santo Domingo, cardeal Nicolas de Jesús López Rodríguez, será o enviado especial do Vaticano, ou seja, representará oficialmente o papa Bento XVI.
Além do cardeal Rodríguez, estão confirmadas as presenças do arcebispo de Tegucigalpa, cardeal Oscar Rodríguez, que falará sobre Discipulado: comunidade discípula de Jesus, no dia 13 de agosto; do presidente da Conferência Episcopal da Colômbia e arcebispo de Tunja, dom Luis Augusto Castro, que abordará Pentecostes: comunidade levada pelo espírito, no dia 14 de agosto; o bispo de Xingu (PA), dom Erwin Kräutler, que apresentará a Evangelização: comunidade missionária para a humanidade, no dia 15 de agosto.

Foros
Diversos países da América Latina assumiram a responsabilidade de preparar os dezesseis foros que acontecerão durante o Congresso. As temáticas dos foros serão trabalhadas a partir da perspectiva do Evangelho, da Missão e Humanidade.
1.Missão Ad Gentes no mundo de hoje (Congregações missionárias)
2.Missão e Família (Porto Rico)
3.Missão e Globalização (Uruguai)
4.Missão, Exclusão e Migração (Brasil)
5.Missão e Laicato (Venezuela)
6.Missão e Juventude (El Salvador)
7.Missão, atividade e dignidade humanas (Colômbia)
8.Missão, Culturas e Povos (Bolívia e Equador)
9.Missão e Ecologia (Chile e Panamá)
10.Missão e Meios de Comunicação Social (Bolívia)
11.Missão, Ecumenismo e Diálogo inter-religioso (Chile)
12.Missão, Educação e Mundo Intelectual (México)
13.Espiritualidade Missionária (Argentina)
14.Missão e Fundamentalismo Religioso (Peru)
15.Missão e Mulheres (Paraguai e Santo Domingo)
16.Missão, Ciência e Tecnologia (EUA)


menu_missoes
 
galeria alem-fronteiras como ajudar onde os frades atuam missao franciscana em angola vocacao missionaria reportagens especiais noticias
 
| HOME |
 
   
[Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil] - Copyright © 2008 Franciscanos.org.br
Todos os direitos Reservados.