Provincia Provincia Provincia Provincia SAV Provincia Provincia
       São Paulo, 08/09/2008, 00:09          
 
Notícias

08/07/2008
Frades Estudantes fazem missões com Cruz Peregrina de São Damião

Cruz Peregrina de São Damião

Por Pe. Medoro de Oliveira, especial para este site
Valença (RJ) -
A cidade de Valença (RJ), nos dias 20 a 23 de junho, acolheu com grande alegria e muita fé a Peregrinação da Cruz de São Damião pelos 800 anos do carisma franciscano. A visita foi precedida por intensa e conseqüente atividade missionária desenvolvida por um grupo de estudantes do Instituto Teológico Franciscano (ITF) de Petrópolis (RJ).

Sob a coordenação da Irmã Elide Floriani, catequista franciscana, os frades estudantes mobilizaram, nos vários grupos da Pastoral de Juventude, algumas dezenas de jovens que, com eles, realizaram visitas missionárias domiciliares com os objetivos de incentivar os Círculos Bíblicos e despertar jovens e adultos para a iniciação cristã através da Pastoral dos Catecúmenos.,

Uma Vigília francisclareana que se prolongou noite a dentro na praça central da cidade congregou por horas a fio centenas de jovens numa cantata a franciscana com repercussões fortíssimas na vida da juventude. A recepção da Cruz foi em meio a uma estupenda pedalada que culminou com uma celebração vibrante, presidida pelo bispo diocesano Dom Frei Elias Manning, OFMConv.

A Ordem Franciscana Secular levou a Cruz aos hospitais, asilo e cadeia e apresentou com a Pastoral da Sobriedade a encenação da vida de Francisco, além de ter unido o evento à campanha antidrogas, com tendas para conscientização ao longo da rua central, chamada dos mineiros.

Durante todo um dia, a Cruz foi venerada na Igreja dos Pretos de N. S. do Rosário por milhares de estudantes e fiéis. A Comunidade ofereceu a infra-estrutura básica para esse momento evangelizador que reavivou no coração da cidade o carisma franciscano, despertando em muitos para o seguimento de Jesus Cristo, sobretudo os jovens. Os fiéis de caminhada sentiram-se confirmados.

Uma experiência avaliada pelo Conselho Pastoral, pelo clero da cidade e pelo bispo como uma iniciativa profundamente alinhada às proposições de Aparecida e que deve ser retomada em outras ocasiões. A gratidão da Igreja Valenciana aos frades de Petrópolis por sua solidariedade evangelizadora e as felicitações à Ordem pela seriedade com que formam os novos discípulos de Francisco e futuros pastores da Igreja com solidez espiritual, lucidez intelectual, discernimento pastoral e maturidade humana.

Pe. Medoro de Oliveira, Pároco da Catedral de Valença


menu_missoes
 
galeria alem-fronteiras como ajudar onde os frades atuam missao franciscana em angola vocacao missionaria reportagens especiais noticias
 
| HOME |
 
   
[Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil] - Copyright © 2008 Franciscanos.org.br
Todos os direitos Reservados.