Untitled Document
Provincia Fraternidades Carisma Sefras SAV Missões Multimidia
       São Paulo, 22/11/2008, 08:13          
 


INFORMAÇÕES
Acesse o blog do Congresso: http://congresomisioneroofmla.
blogspot.com/

Congresso discute as respostas
da Ordem ao Vaticano 2º


Por José Carlos Freire, especial para o site

Na manhã desta terça-feira, os participantes do Congresso Missionário da Ordem dos Frades Menores para a América Latina e Caribe, que se realiza na cidade de Córdoba, na Argentina, debateram sobre a recepção da mensagem do Concílio Vaticano 2º no continente latino-americano e caribenho.

Frei Edgar Santos Ballesteros, teólogo e ministro da Província de São Paulo Apóstolo da Colômbia apresentou o tema “Recepção do Concílio Vaticano 2º, as respostas da Ordem aos desafios da América Latina”.

Entre outros pontos, Frei Edgar destacou a ressonância do Vaticano 2º presente no Conselho Plenário da Ordem, o CPO realizado na Bahia em 1983. Segundo Frei Edgar, para a Ordem o CPO da Bahia é “mais uma provocação profética que um objeto de olhar nostálgico”.

No CPO da Bahia, segundo Frei Edgar, destaca-se um método que leva em conta a realidade dos povos do continente, o qual é visto pelo olhar de São Francisco e com o objetivo de projetar uma missão franciscana nestas terras.

Mostrando a atualidade do documento, Frei Edgar concluiu que o “CPO da Bahia provoca uma nova forma de exercer a missão franciscana na América Latina”.

Ainda pela manhá, a teóloga Dra. Virginia Azcuy, da Argentina, Reitora da Universidade de Pádua, em Buenos Aires, apresentou o tema “Interpelação da Conferência de Aparecida à Evangelização franciscana”. Para Virginia, o Celam de Aparecida mostra a necessidade de viver uma “Igreja em estado de misssão”. “Esta é a grande motivação do texto de Aparecida”, ressaltou.

Destacando, no documento de Aparecida, a importância do laicato, Dra. Vigninia foi categórica: “Trata-se de uma utopia missionária que não se fará sem os leigos e as leigas”.

Mais que trazer os leigos para junto do clero, o momento presente exige uma co-participação, uma “missão compartilhada”, segundo Dra. Virginia.

Na tarde de hoje, seráo apresentadas experiências atuais de evangelização, entre elas, o Sefras – Serviço Franciscano de Solidariedade.

| VOLTAR |