Untitled Document
Provincia Fraternidades Carisma Sefras SAV Missões Multimidia
       São Paulo, 22/11/2008, 08:33          
 

                Projeto da Hanseníase torna-se curso de Extensão Universitária da UNIFAE
Por Aguinaldo Ap. Campos, especial para este site

São Paulo (SP) - A equipe do Projeto Franciscanos pela Eliminação da Hanseníase esteve em Curitiba, nos dias 07 e 08/05/08, para acompanhar o desenvolvimento das ações do Projeto na capital paranaense.

Dennys R. Girardi, coordenador do Projeto no estado do Paraná, relatou que, a partir de julho próximo, serão feitas 5 capacitações no estado, como projeto de Extensão Universitária da UNIFAE. “Essas capacitações visam à reabilitação socioeconômica dos envolvidos também.”, completou. Dennys disse que a capacitação para profissionais do SUS (Sistema Único de Saúde) é constante no estado e que, na capital, Curitiba, são feitas 4 ao ano, sob supervisão da Coordenadoria Estadual de Dermatologia Sanitária da Secretaria de Estado de Saúde do Paraná, que tem como coordenadora Nivera Noemia Stremel.

A coordenadora do Projeto, Solange Amador, falou da preocupação com a proposta do Projeto da Província, insistindo na necessidade de multiplicadores das informações. O Educador do Projeto, Aguinaldo Campos, explicou a forma como o Projeto tem se expandido para além dos limites da Província, mostrando sua nova configuração e alcance. Dennys reconheceu que o Projeto “cresceu bastante e está em um estágio avançado”, sendo que precisaria de ajuda para sua implementação, nos mesmos moldes, no estado. Considerou o alcance, no estado do Paraná, muito grande para quem já é responsável pela Extensão Universitária. Aguinaldo observou que os trabalhos obedeceram a um processo de implementação que leva tempo. Dennys avaliou que precisaria de outra pessoa para o trabalho, que ficaria com a logística e apoio mas que, apesar de o Projeto ser algo de grandes proporções, pode ser desenvolvido pela Extensão Universitária.

Na manhã do dia seguinte, o Reitor da UNIFAE, Frei Nelson Hillesheim, recebeu a equipe de São Paulo e o coordenador Dennys Girardi, acompanhado do Professor Nilson Pegorini. Frei Nelson quis saber sobre a origem do Projeto: “É Provincial ou Nacional?”, perguntou. Solange explicou que o Projeto é Provincial e segue o desejo inicial do Ministro Provincial, Frei Augusto Koenig, mas que as ações já desenvolvidas alcançaram um grau de maturidade, levando Coordenadorias de Controle da Hanseníase das Secretarias de Estado da Saúde de vários estados a convidar o Projeto para o estabelecimento de parcerias para o combate à Hanseníase, além de Bispos de Dioceses que não fazem parte dos limites da Província também se interessarem pelo trabalho.

Frei Nelson considerou que há todas as condições para que o Projeto Franciscanos pela Eliminação da Hanseníase seja realizado como curso de Extensão Universitária na UNIFAE. Dennys concordou, mencionando o amadurecimento estrutural do Projeto, falando da necessidade de contar com a adesão do Professor Nilson. O Reitor aprovou e lembrou a importância do carisma do encontro de São Francisco com o leproso: “Frei Augusto já disse que esse momento deve ser para os frades de consciência no cuidado dos excluídos, da Hanseníase e de outras hanseníases que estão por aí e que devem ser erradicadas”. Falou que o Projeto da Hanseníase deve ser um exemplo para alavancar outros projetos, pois significa um trabalho relacionado à volta das origens franciscanas.

Solange observou que, hoje, diante das novas políticas públicas, não se pensa apenas em cuidar dos doentes nos leprosários, mas em evitar o agravamento da doença, sobretudo, o desenvolvimento de seqüelas, daí a importância e alcance do Projeto.
  
Concordante, Frei Nelson falou da relevância de, como um projeto de Extensão Universitária, criar nos alunos a consciência de que eles podem e, como, devem participar do processo.

Pensando em sugestões para o desenvolvimento dos trabalhos, o Professor Nilson sugeriu alguns espaços para falar sobre o Projeto: Regional 2, CRB, etc. Lembrou a possibilidade de utilização do programa “Justiça e Cidadania”, da NET/TVA, e o fato de alguns programas dedicarem espaço a reportagens sociais. Frei Nelson concordou e disse que é mesmo preciso insistir em abrir espaço nas TVs.

Aguinaldo sugeriu uma filmagem nos asilos-colônia da Província para divulgar que os frades desde sempre tiveram a preocupação de cuidar dos hansenianos mas que, a partir desse trabalho, o Projeto agora quer ampliar essa possibilidade de cuidado, fazendo com que a informação leve à prevenção e ao diagnóstico precoce. “É preciso mostrar que os frades continuam atuando e ampliando o cuidado que sempre dedicaram ao tema”, concluiu. Dennys comentou que essa idéia pode resultar em um trabalho de extensão do curso de Propaganda e Publicidade.

Frei Nelson concluiu o encontro analisando que “além da importância social e da obrigatoriedade a que o Projeto impõe pelo carisma franciscano, também é um trabalho excelente para a UNIFAE pois traz visibilidade, situa a universidade como propagadora dos valores do trabalho e consciência sociais, no desenvolvimento dos alunos, sem falar que se constitui na oportunidade de assumir um Projeto Provincial, o que não é muito usual”. Nesse sentido, observou que “o Projeto traz também a visualização da Província para dentro da UNIFAE, o que é muito positivo”. 

Findo o encontro, formalizou-se a responsabilidade de Dennys e do Professor Nilson pelo desenvolvimento do Projeto no Departamento de Extensão Universitária da UNIFAE para o estado do Paraná.

| VOLTAR |