Untitled Document
Provincia Fraternidades Carisma Sefras SAV Missões Multimidia
       São Paulo, 23/05/2012, 16:04          
 

Teatros roubam a cena na 26ª Jornada da Família Franciscana do Regional São Paulo

Por Moacir Beggo
A 26ª Jornada da Família Franciscana do Brasil, Regional São Paulo, teve três apresentações teatrais que garantiram um domingo (dia 23) intenso de atividades sem ser cansativo no Salão da Paróquia São Francisco de Assis da Vila Clementino, em São Paulo. De todo o Regional, mais de 500 pessoas de todos os ramos representando o carisma francisclariano, lotaram o salão, com destaque para os membros da OFS, que vieram em caravanas do Interior do Estado.

Logo cedo, às 9 horas, depois da acolhida e oração inicial, o Grupo Teatral "Do Palco ao Altar", criado pelo Pe. diocesano Sydney Fernandes Lima, da Paróquia Nossa Senhora do Bom Parto, do Tatuapé, trouxe a encenação sobre a Conversão de São Francisco, com grande destaque para a performance de Gabriel Schiesi, que fez o papel de São Francisco. "Já não estávamos mais encenando a vida de São Francisco e, mesmo com muitos atores novos, pudemos fazer uma apresentação bonita", disse. A peça foi escrita e dirigida pela Pe. Sydney, um "admirador de São Francisco", como explicou Ir. Rita Inês dos Anjos, FAP, que fez o convite para a apresentação na Jornada. Outra encenação sobre a vida de São Francisco foi feita pelos jovens da Jufra das Chagas, do centro de São Paulo.

À tarde, depois do almoço, o grupo de teatro dos alunos da 8ª série Colégio São Francisco de Assis, no Tatuapé, das Irmãs Franciscanas da Ação Pastoral, fez uma adaptação bem-humorada do "Mágico de Oz", que divertiu e conquistou o público.

O público também pode ouvir uma belíssima apresentação do Coral do Colégio Nossa Senhora Aparecida, de Moema, das Irmãs Franciscanas de Ingostadt. As Irmãs da Providência de Deus também fizeram uma performance com temática franciscana.

Frei Régis questiona: qual a paixão que ainda move os franciscanos e franciscanas?

A reflexão do encontro coube a Frei Régis R. Daher, que falou sobre o tema "Jubileu dos 800 anos do carisma franciscano (2008) e da fundação da Ordem Franciscana (2009). Professor antes de ingressar na vida religiosa e orientador em casas de formação da Província, Frei Régis soube prender o público para ressaltar que o jubileu é uma ocasião propícia para voltar "ao essencial de nossa experiência humana, cristã e vocacional franciscana, recomeçando pelos nossos valores carismáticos".

"Saímos de casa hoje por causa da inspiração de Francisco e Clara. A história deles é a nossa história", frisou Frei Régis, lembrando que São Francisco de Assis tem muitos admiradores pelo mundo todo, mas eles não pautam sua vida segundo o modo de vida franciscana. "Não é questão de comemorar uma figura, Francisco, Clara ou qualquer outro, mas chamar de novo à nossa memória a origem do carisma franciscano", frisou.

Para o religioso, o Evangelho é a chave que abre o acesso ao imenso espaço da "boa nova" de Deus e de Jesus. "Mas, qual conteúdo Francisco dá a este vocábulo e como nós hoje podemos e devemos compreendê-lo e colocá-lo em prática?", questionou.

Frei Régis falou dos três passos para preparar o Jubileu Franciscano e de que como os franciscanos e franciscanas "podem se reaproximar da nossa forma vitae". Para Frei Régis, os sinais dos tempos estão bem visíveis e é hora de "arregaçar as mangas".

O momento da conversão de Francisco, principalmente o beijo ao leproso, mostrado nas duas peças teatrais, voltou no encerramento do encontro com a apresentação do Programa "Franciscanos pela Eliminação da Hanseníase", que foi feito por Frei Johannes Bahlmann e Ir. Inês Camargo para a família franciscana.

Frei Johannes explicou que o projeto, que foi criado pelo Sefras da Província da Imaculada, mas hoje precisa ser assumido por toda a família franciscana. Por isso, pediu a adesão de todas as entidades para ampliar o alcance do projeto. Em 2008, o Programa formará multiplicadores para esta finalidade. O foco, segudo coordenador do programa, são as paróquias, capelas escolas em todo o Brasil. "Já temos parceria com a Pastoral da Criança, com o Ministério da Saúde, com várias secretarias estaduais e municipais, mas queremos ampliar este projeto para envolver toda a Igreja do Brasil", disse Frei Johannes.

A FFB é composta por vários regionais. Cada regional costuma fazer uma reunião anual por ocasião da Solenidade de São Francisco.

A FFB é também um movimento francisclariano que une em espírito de fraternidade esta família religiosa no Brasil, para promover a reflexão sobre o Carisma e Missão para dar uma resposta aos desafios da Igreja Latino-Americana.

O encontro terminou com a Celebração Eucarística na Igreja São Francisco de Assis.